sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Jesus no jardim - história n:100



  Saindo da sala de sobrado, Jesus e seus apóstolos oram para o jardim de Getsémani. Já estiveram lá muitas vezes. Jesus os mandou então ficar acordados e orar. Daí, afastou-se um pouco e inclinou-se para orar.

  Depois, Jesus voltou onde estavam seus apóstolos. O que acha que eles estavam fazendo? Estavam dormindo! Três vezes Jesus lhes disse para ficarem acordados, mas cada vez , ao voltar, encontrou-os dormindo. "Como é que podem dormir numa hora destas?" perguntou Jesus na ultima vez. "Chegou a hora para eu ser entregue aos meus inimigos."

  Naquele instante, ouviu-se o barulho de uma grande multidão. Ora, vieram homens com espadas e paus! E carregavam tochas para ter luz. Chegando perto, um deles passou a frente dos outros e se achegou a Jesus. Ele beijou Jesus, como pode ver aqui. O homem era Judas Iscariotes! Por que ele beijou Jesus?

  Jesus perguntou: "Judas, você me trai com um beijo?" Sim, o beijo foi o sinal. Deixou os homens com Judas saber quem era Jesus, o homem que queriam. Os inimigos de Jesus avançaram, assim, e o pegaram. Mas Pedro não quis deixá-los pegar Jesus sem lutar. Puxou a espada que trouxe consigo e bateu no homem perto dele. A espada não atingiu a cabeça dele, mas cortou-lhe a orelha. Mas Jesus tocou na orelha do homem e a curou.

  Jesus disse a Pedro: "Ponha a espada de volta no lugar. Não acha que posso pedir a meu Pai milhares de anjos para me salvar?" Sim, ele podia! Mas Jesus não pediu ao Pai para enviar anjos, porque sabia que tinha chegado o tempo para seus inimigos o pegarem. Por isso, deixou que o levassem embora.

  Vejamos o que lhe aconteceu então.



  Mateus 26:36-56 ;  Lucas 22:39-53 ;  João 18:1-12

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Numa sala de sobrado - história n:99



  Já era então quinta-feira à noite, dois dias mais tarde. Jesus e seus 12 apóstolos foram a esta sala de sobrado para a refeição da Páscoa. O homem que vê sair é Judas Iscariotes. Ele vai dizer aos sacerdotes como pegar Jesus.


  Um dia antes, Ju7das tinha ido falar com eles e perguntou: "O que me darão, se eu os ajudar a pegar Jesus?" Disseram: "Trinta moedas de prata." Assim, Judas foi encontrar-se com esses homens para levá-los a Jesus. Não foi isso horrível?

 Após esta refeição, Jesus iniciou outra especial. Deu aos apóstolos um pão e disse: "Comam; isto significa o meu corpo, que é dado por vocês." Deu-lhes então um copo de vinho e disse: " Bebam; isto significa meu sangue, que será derramado por vocês." A Bíblia chama isso de "refeição noturna do Senhor" ou "ceia do Senhor".

  Os israelitas comiam a Páscoa para  se lembrarem de que o anjo de Deus "passou por alto" suas casas no Egito, mas foi matar o primogênito nas casas dos egípcios. Mas Jesus quis que seus seguidores se lembrassem dele e que deu sua vida por eles. Por isso os mandou celebrar esta refeição especial cada ano.

  Após a Refeição Noturna do Senhor, Jesus mandou os apóstolos ser valentes e fortes na fé. Por isso, entoaram cânticos para Deus e saíram. Já era tarde. Vejamos param onde foram.



  Mateus 26:14-30 ;  Lucas 22:1-39 ;  João, caps. 13-17 ;  1 Coríntios 11:20

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

No Monte das Oliveiras - história n:98



  Este aqui é Jesus, no Monte das Oliveiras. Os quatro homens com ele são seus apóstolos. São os irmãos André e Pedro, e também os irmãos Tiago e João. Lá mais adiante pode ver o templo de Deus, em Jerusalém.

  Já tinham se passado dois dias desde que Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho. Era então terça-feira. Cedo, naquele dia, Jesus esteve no templo. Os sacerdotes tentaram agarrar Jesus para matá-lo. Mas ficaram com medo.

  "Cobras e filhós de cobras!" chamou Jesus aqueles chefes religiosos. Jesus disse, então, que Deus ia castigá-los por causa de todo o mal que fizeram. Depois, Jesus subiu ao Monte das Oliveiras, e ali esses quatro apóstolos lhe fizeram perguntas. Sabe o que perguntaram a Jesus?

  Os apóstolos perguntaram sobre coisas futuras. Sabiam que Jesus ia acabar com toda a maldade na Terra. Mas queriam saber quando isso ia acontecer. Quando Jesus ia vir de novo para reinar?

  Jesus sabia que seus seguidores na Terra não poderiam vê-lo quando voltasse. Porque ele estaria no céu, e lá não poderiam vê-lo. Por isso, Jesus falou aos seus apóstolos sobre as coisas que iam acontecer na Terra quando ele reinasse no céu. Quais são algumas dessas coisas?

  Jesus disse que ia haver muitas guerras, muitas pessoas doentes e com fome, o crime ia ser muito pior, e também ia haver grandes terramotos. Jesus disse também que as boas novas do Reino de Deus iam ser pregadas em toda a Terra. Já vimos essas coisas em nosso tempo? Sim! Por isso, estamos certos de que Jesus já governa no céu. Em breve, ele vai acabar com toda a maldade na Terra.



  Mateus 21:46 ;  23:1-39 ;  24:1-14 ;  Marcos 13:3-10

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Jesus vem como rei - história n:97



  Pouco depois de curar os dois mendigos cegos, Jesus chegou a uma pequena aldeia perto de Jerusalém. Disse a dois de seus discípulos: "Entrem na aldeia, e lá encontrarão um jumentinho. Desatem-no e tragam-no a mim."

  Quando lhe trouxeram o jumentinho, Jesus montou nele. Então oi montando em direção a Jerusalém, que ficava perto dali. Aproximando-se da cidade, veio uma multidão ao encontro dele. Muitos tiraram seus mantos e estenderam na estrada. Outros cortaram ramos de palmeiras e também os colocaram na estrada, clamando: "Deus abençoe o rei que vem em nome de Jeová!"

  Antigamente, em Israel, os novos reis costumavam entrar em Jerusalém montados em jumentos novos para se apresentar ao povo. Isso foi o que Jesus fez. E essas pessoas mostraram que queriam a Jesus como rei. Mas nem todos o queriam. Vemos isso no que aconteceu quando Jesus entrou no templo.

  No templo, Jesus curou cegos e aleijados. As crianças, vendo isso, louvaram Jesus em voz alta. Mas isso deixou os sacerdotes zangados, e eles disseram a Jesus: "Está ouvindo o que as crianças dizem?"

  "Sim, estou", respondeu Jesus. "Nunca leram na Bíblia: "Da boca de criancinhas Deus az sair louvor"?" Assim, as crianças continuaram a louvar o Rei de Deus.

  Queremos ser como aquelas crianças, não é? Alguns podem querer impedir-nos de falar sobre o Reino de Deus. Mas nós vamos continuar a falar aos outros sobre as maravilhas que Jesus vai fazer para o povo.

  Não era ainda o tempo de Jesus começar a reinar. Quando virá esse tempo? Os discípulos de Jesus queriam saber isso. Vamos ler sobre isso a seguir na próxima história.



  Mateus 21:1-17 ;  João:12:12-16