quarta-feira, 28 de junho de 2017

Quatro rapazes em Babilônia - história n:75



  O rei Nabucodonosor levou os israelitas mais instruídos para Babilônia. Depois, o rei escolheu os rapazes mais bonitos e mais espertos. Pode ver aqui quatro deles. Um é Daniel, e os outros três os babilônios chamaram Sadraque, Mesaque e Abednego.

  Nabucodonosor planejou treinar os rapazes para servirem no seu palácio. Após três anos de instrução, escolheria os mais espertos para ajudá-lo a resolver problemas. O rei quis que os rapazes ficassem fortes e saudáveis enquanto estudavam. Por isso, mandou seus servos dar a todos eles a mesma comida boa e o vinho que ele e sua família recebiam.

  Veja o jovem Daniel. Sabe o que ele disse a Aspenaz, principal servo de Nabucodonosor? Daniel lhe disse que não queria comer as coisas gostosas da mesa do rei. Mas Aspenaz  ficou preocupado. "O rei decidiu que devem comer e beber", disse ele. "E se vocês não tiverem aspeto sadio como os outros rapazes, ele pode me matar."

  Daniel falou, então, com o guarda, a quem Aspenaz, mandou tomar conta dele e de seus três amigos. "Experimente-nos por 10 dias", disse. "Dê-nos legumes para comer e água para beber. Depois, compare-nos com os outros rapazes que comem a comida do rei, para ver quem parece melhor."

  O guarda concordou com isso. E, no fim dos 10 dias, Daniel e seus três amigos pareciam mais fortes do que todos os outros rapazes. Assim, o guarda deixou que comessem legumes, em vez de a comida do rei.

  Ao fim de três anos, todos os rapazes foram levados a Nabucodonosor. Depois de falar com todos eles, o rei achou Daniel e seus três amigos os mais espertos. Ficou com eles no palácio, para que o ajudassem. Sempre que o rei fazia perguntas a Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego, eles sabiam 10 vezes mais do que os sacerdotes ou os sábios dele.



  Daniel 1:1-21

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Um homem sem medo - história n:74



  Olhe esta gente zombando do jovem. Sabe quem é ele? É Jeremias. É um profeta muito importante de Deus.

  Logo depois que o rei Josias começou a destruir os ídolos no país, Jeová disse a Jeremias para ser Seu profeta. Mas Jeremias achou que era muito moço para ser profeta. Jeová disse, porém que o ia ajudá-lo.

  Jeremias disse aos israelitas para não fazerem coisas más. "Os deuses adorados pelas nações são falsos", disse ele. Mas muitos israelitas preferiram adorar ídolos, em vez de o verdadeiro Deus, Jeová. Quando Jeremias disse ao povo que Deus ia castiga-los pela sua maldade, eles apenas riram dele.

  Passaram-se anos, Josias morreu, e três meses depois seu ilho Jeoiaquim se tornou rei. Jeremias continuou dizendo ao povo: "Jerusalém vai ser destruída, se não deixarem de serem ruins." Os sacerdotes pegaram Jeremias e gritaram: "Você deve ser morto por dizer isso." Disseram aos príncipes de Israel: "Jeremias deve ser morto, porque falou contra a nossa cidade."

  O que fez Jeremias? Ele não ficou com medo! Disse-lhes: "Jeová me mandou falar isso a vocês. Se não deixarem de ser ruins, Jeová vai destruir Jerusalém. Podem ter a certeza de que, se me matarem, matarão um homem que não fez nenhum mal."

  Os príncipes deixaram Jeremias viver, mas is israelitas não mudaram. Depois veio Nabucodonosor, rei de Babilónia, lutar contra Jerusalém. Por fim, ele fez dos israelitas seus servos. Levou muitos milhares para Babilónia. Imagine como seria se gente estranha levasse você de sua casa para uma terra estranha.



  Jeremias 1:1-8 ;  10:1-5 ;  26:1-16 ;  2 Reis 24:1-17

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Ultimo Rei bom em Israel - história n:73



  Josias tinha apenas oito anos quando se tornou rei das duas tribos meridionais de Israel. Era muito jovem como rei. Por isso, no começo, alguns mais velhos o ajudaram a governar.

  Depois de Josias já ter sido rei por sete anos, começou a buscar a Jeová. Ele seguiu o exemplo dos reis bons, tais como Davi, Jeosafá e Ezequias. Daí, ainda adolescente, fez algo valente.

  Por muito tempo, a maioria dos israelitas haviam sido maus. Haviam adorado deuses falsos e se curvado diante de ídolos. Assim, Josias saiu com seus homens e passou a eliminar a adoração falsa do país. Era muito trabalho, porque muitos adoravam deuses falsos. Pode ver aqui Josias e seus homens quebrando ídolos.

  Então Josias encarregou três homens do conserto do templo de Jeová. Coletou dinheiro do povo, dando-o a esses homens para fazer o trabalho. Enquanto trabalhavam, o sumo sacerdote Hilquias encontrou ali algo importante. Era o livro da lei que Jeová mandou que Moisés escrevesse muito tempo antes. Havia ficado perdido por muitos anos.

  O livro foi levado a Josias, e este pediu que fosse lido para ele. Escutando-o, Josias pôde ver que o povo não estava guardando a lei de Jeová. Triste com isso, rasgou a sua roupa, como pode ver aqui. Disse: "Jeová está zangado conosco, porque nossos pais não guardaram as leis escritas neste livro."


  Josias mandou que o sumo sacerdote Hilquias descobrisse o que Jeová ia fazer com eles. Hilquias foi à profetisa Hulda e perguntou a ela. Ela lhe deu esta mensagem de Jeová, para Josias: "Jerusalém e todo o povo serão castigados, porque adoraram deuses falsos e a terra está cheia de maldade. Mas visto que você, Josias, fez o bem, este castigo só virá após a sua morte."



  2 Crónicas 34:1-28

terça-feira, 20 de junho de 2017

Deus ajuda Ezequiel - história n:72



  Sabe por que este homem está orando a Jeová? Por que ele pôs essas cartas diante do altar de Jeová? O homem é Ezequias. Ele é o rei das duas tribos meridionais de Israel. E está em grandes apuros. Por quê?

  Porque o exército assírio já havia destruído as 10 tribos setentrionais. Jeová deixou isso acontecer porque eles era gente muito ruim. E, então, os exércitos assírios foram lutar contra o reino de duas tribos.

  O rei da Assíria mandou cartas ao Rei Ezequias. São cartas que Ezequias apresentou a Deus. Elas zombavam de Jeová e mandavam Ezequias desistir. Por isso, Ezequias orou: "Ó Jeová, salve-nos do rei da Assíria. Assim, todas as nações saberão que só Jeová é Deus." Jeová escutou a Ezequias?

  Ezequias era bom rei. Não era como os reis maus do reino de 10 tribos de Israel, nem como seu mau pai, o Rei Acaz. Obedecia bem a todas as leis de Jeová. Por isso, quando Ezequias terminou de orar, o profeta Isaías mandou-lhe esta mensagem de Jeová: "O rei da Assíria não entrará em Jerusalém. Nenhum de seus soldados chegará nem perto dela. Não atirarão nenhuma flecha contra a cidade."

  Veja o desenho nesta página. Sabe quem são todos estes soldados mortos? São os assírios. Jeová enviou seu anjo, e este matou numa só noite 185 mil assírios. Por isso, o rei da Assíria voltou para casa.

  O reino de duas tribos foi salvo e o povo teve paz por um tempo. Mas, morrendo Ezequias, seu filho Manassés tornou-se rei. Este e o filho dele, Amom, eram ambos reis muito maus. O país ficou de novo cheio de crimes e violência. O rei Amom foi assassinado pelos seus servos, e seu filho Josias tornou-se rei do reino de duas tribos.




  2 Reis 18:1-36 ;  19:1-37 ;  21:1-25

domingo, 18 de junho de 2017

Deus promete um paraíso - história n:71



  Este desenho mostra um paraíso, tal como Deus talvez tenha mostrado ao profeta Isaías. Isaías viveu pouco depois de Jonas.

  Paraíso quer dizer "jardim ou parque". Será que isso lembra a você algo que já vimos neste livro? Não se parece com o lindo jardim que Jeová Deus fez para Adão e Eva? Será que a terra, algum dia, vai ser um paraíso?

  Jeová mandou seu profeta Isaías escrever sobre o novo paraíso que vai haver para o povo de Deus. Disse :"Lobos e ovelhas viverão juntos em paz. Bezerros e leõezinhos pastarão juntos, e crianças tomarão conta deles. Nem mesmo o bebê se machucará se brincar perto duma cobra venenosa."

  "Isso nunca irá acontecer", dirão muitos. "Sempre houve e sempre vai haver dificuldades na terra." Mas pense : Que espécie de lar deu Deus a Adão e Eva?

  Deus pôs Adão e Eva num paraíso. Eles só perderam seu lindo lar, ficaram velhos e morreram porque desobedeceram a Deus. Deus promete dar àqueles que o amam as mesmas coisas que Adão e Eva perderam.

  No novo paraíso que vai haver, nada vai machucar ou destruir. Vai haver perfeita paz. Todos vão ser saudáveis e felizes. Vai ser como Deus o quis no começo. Mais para a frente, vamos saber como Deus vai fazer isso.



   Isaías 11:6-9 ;  Revelação 21:3,4

terça-feira, 6 de junho de 2017

Jonas e o grande peixe - história n:70



  Veja o homem na água. Ele está em apuros, não está? Aquele peixe está para engoli-lo! Sabe quem é o homem? Seu nome é Jonas. Vejamos como se meteu nessa encrenca.

  Jonas era profeta de Jeová. Foi pouco depois da morte do profeta Eliseu que Jeová disse a Jonas: "Vá para a grande cidade de Nínive. A maldade do povo ali é muito grande, e eu quero que você lhes fale sobre isso.."

  Mas Jonas não quis ir. Por isso, embarcou num navio que ia na direção oposta. Jeová não gostou que Jonas fugiu. De modo que causou uma grande tempestade. Esta ficou tão forte que o navio estava em perigo de se afundar. Os marinheiros ficaram com medo e clamaram aos seus deuses, pedindo ajuda.

  Por fim, Jonas disse a eles: "Eu adoro a Jeová, o Deus que fez o céu e a terra. E estou fugindo para não fazer o que Jeová me mandou." Os marinheiros perguntaram: "O que devemos fazer para que acabe a tempestade?"

  "Lancem-me ao mar, e o mar se acalmará de novo", disse Jonas. Os marinheiros não quiseram fazer isso, mas a tempestade piorou, e por isso jogaram Jonas ao mar. A tempestade parou logo e o mar ficou novamente calmo.

  Quando Jonas afundou na água, foi engolido por um grande peixe. Mas não morreu. Ficou três dias e três noites na barriga do peixe. Jonas estava muito triste de não ter obedecido a Jeová indo para Nínive. Sabe o que ele fez'

  Jonas orou a Jeová, pedindo ajuda. Jeová fez então o peixe vomitar Jonas em terra seca. Daí, Jonas foi para Nínive. Não nos ensina isso quão importante é que façamos o que Jeová manda?



  O livro bíblico de Jonas

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Menina ajuda um poderoso - história n:69



  Sabe o que esta menina está dizendo? Ela está falando à senhora sobre Eliseu, o profeta de Jeová, e as maravilhas que Jeová o ajudou a fazer. A senhora não sabe sobre Jeová, porque não é israelita. Vejamos, então, por que a menina está na casa desta senhora.

  A senhora é síria. O marido é Naamã, chefe do exército sírio. Os sírios haviam roubado esta menina israelita e levado à esposa de Naamã, para ser serva dela.

  Naamã tinha uma grave doença chamada lepra. Esta faz até a carne da pessoa cair. Por isso, a menina disse à esposa de Naamã: "Eu gostaria que meu senhor fosse ao profeta de Jeová, em Israel. Ele o curaria da lepra." Mais tarde, isso é contado ao marido da senhora.

  Naamã queria muito ser curado; por isso decidiu ir a Israel. Chegando lá, foi à casa de Eliseu. Este mandou seu servo ir dizer a Naamã que mergulhasse sete vezes no rio Jordão. Naamã ficou zangado, dizendo: "Os rios lá da minha terra são melhores do que qualquer rio em Israel!" Com isso, Naamã foi embora.

  Mas um dos seus servos disse-lhe: "Senhor, se Eliseu lhe tivesse mandado fazer algo difícil, certamente o faria. Então, por que não vai banhar-se, como ele disse? Naamã escutou e foi mergulhar sete vezes no rio Jordão. Assim que fez isso, sua carne ficou firme e sã!

  Naamã ficou muito feliz. Voltou a Eliseu e disse-lhe: "Agora sei que Deus de Israel é o único Deus verdadeiro em toda a terra. Por favor aceite este presente." Mas Eliseu respondeu: "Não, não vou aceitá-lo." Eliseu sabia que era errado aceitar o presente, porque foi Jeová quem curou Naamã. Mas Geazi, servo de Eliseu, queria o presente para si mesmo.

  Geazi fez o seguinte. Após a partida de Naamã, correu atrás dele. "Eliseu mandou-me dizer-lhe que aceitaria seu presente para amigos que acabam de chegar", disse Geazi. Isso era uma mentira. Mas Naamã não sabia que era mentira; por isso, entregou a Geazi algumas das coisas.

  Quando Geazi voltou para casa, Eliseu já sabia o que ele tinha feito. Jeová o tinha avisado. Por isso, ele disse: "Porque você fez esta maldade, vai ter a lepra de Naamã." E assim aconteceu.

  O que aprendemos disso? Primeiro, que devemos falar sobre Jeová, assim como aquela menina. Isso pode realizar um grande bem. Segundo, que não devemos ser orgulhosos como Naamã foi no começo, mas obedecer aos servos de Deus. E, terceiro, que não devemos mentir, como Geazi. Não aprendemos muito, lendo a Bíblia?



  2 Reis 5:1-27