terça-feira, 29 de agosto de 2017

Jesus ressuscita os mortos - história n:92



  A menina que vê aqui tem 12 anos. Jesus segura-lhe a mão, e a mãe e o pai da menina estão perto. Sabe por que parecem tão felizes? Vejamos.

  O pai da menina era um homem importante, chamado Jairo. Um dia, sua filha ficou doente e oi posta nesta cama. Mas ela não ficou melhor. Piorou cada vez mais. Jairo e sua esposa ficaram muito preocupados, porque parecia que sua filhinha ia morrer. Ela era sua filha única. Assim, Jairo foi procurar Jesus. Tinha ouvido falar dos milagres que Jesus fez.

  Quando Jairo encontrou Jesus, havia uma multidão em volta dele.. Mas Jairo conseguiu passar e lançou-se aos pés de Jesus. "Minha filhinha está muito doente", disse ele. "Por favor, venha curá-la", pediu. Jesus disse que ia para lá.

  Enquanto andavam, a multidão os apertava. De repente, Jesus parou. "Quem me tocou?" perguntou. Jesus havia sentido poder sair dele, por isso sabia que alguém havia tocado nele. Mas quem? Foi uma mulher, doente já por 12 anos. Ela havia se aproximado e tocado na roupa de Jesus, e foi curada!

  Isso fez Jairo sentir-se melhor, porque viu quão fácil era para Jesus curar alguém. Mas então veio um mensageiro. "Não incomode mais Jesus", disse ele a Jairo. "Sua filha morreu." Jesus ouviu isso e disse a Jairo: "Não se aflija, ela vai ficar boa."

  Quando por fim chegaram à casa de Jairo, as pessoas choravam de pesar. Mas Jesus disse: "Não chorem. A menina não morreu. Apenas está dormindo." Mas os outros riram e zombaram de Jesus, porque sabiam que ela estava morta.

  Jesus levou então o pai e a mãe da menina, e três de seus apóstolos, ao quarto onde a menina estava deitada. Pegou na mão dela e disse: "Levante-se!" E ela passou a viver, assim como pode ver aqui. Ela se levantou e passou a andar! Por isso é que sua mãe e seu pai ficaram tão felizes.

  Essa não foi a primeira pessoa que Jesus ressuscitou dentre os mortos. A primeira de que a Bíblia fala foi o filho duma viúva da cidade de Naim. Depois, Jesus ressuscitou também Lázaro, irmão de Maria e Marta. Governando como Rei de Deus, Jesus vai trazer muitos mortos de volta á vida. Não podemos ficar alegres com isso?



  Lucas 8:40-56 ;  7:11-17 ;  João 11:17-44

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Jesus ensina num monte - história n:91





  Vê Jesus sentado aqui? Ele está ensinando essas pessoas num monte da Galileia. Os sentados mais perto dele são seus discípulos. Ele escolheu 12 deles para ser apóstolos. Os apóstolos são discípulos especiais de Jesus. Sabe os nomes deles?

  Eram Simão, Pedro e o irmão dele André. Depois, Tiago e João, que também eram irmãos. Outro apóstolo também se chamava Tiago; e mais outro, Simão. Dois apóstolos tinham o nome de Judas. Um era Judas Iscariotes, e o outro Judas chamava-se também Tadeu. Havia ainda Filipe e Natanael (também chamado Bartolomeu), e Mateus e Tomé.

  Depois de voltar de Samaria, Jesus começou a pregar pela primeira vez; "Está próximo o reino dos céus." Sabe o que é esse Reino? É um verdadeiro governo de Deus. Jesus é seu rei. Ele governa desde o céu e vai trazer paz à Terra. A Terra inteira vai ser feita um lindo paraíso pelo Reino de Deus.

  Jesus estava aí ensinando às pessoas sobre o Reino. "Assim é que devem orar", explicou. "Nosso Pai no céu, honrado seja o teu nome. Venha teu Reino. Seja feita tua vontade na terra, assim como no céu." Muitos chamam essa oração de "Pai-nosso". Sabe dizer a oração inteira?

  Jesus ensinou também ao povo como tratar os outros. "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês", disse ele. Não gosta quando os outros tratam você bem? Assim, Jesus disse que devemos tratar bem os outros. Não será maravilhoso, na Terra paradísica, quando todos fizerem isso?



  Mateus, capítulos 5 a 7 ;  10:1-4

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Com a mulher junto ao poço - história n:90



  Jesus parou junto a um poço, em Samaria, para descansar. Seus discípulos foram á cidade comprar comida. A mulher com quem Jesus está falando veio buscar água. Ele lhe disse: "Dê-me de beber."

  A mulher ficou muito surpresa. Sabe por quê? Porque Jesus era judeu e ela era samaritana. E a maioria dos judeus não gostava dos samaritanos. Nem falavam com eles! Mas Jesus queria bem a todos. Por isso, ele disse: "Se soubesse quem lhe pediu água para beber, você lhe teria pedido água que dá vida e ele lhe teria dado.

  "Senhor", disse a mulher, "o poço é profundo e o senhor não tem nem mesmo um balde. Donde tiraria a água que dá vida?"

  "Se você beber água desta fonte, vai ficar de novo com sede", explicou Jesus. "Mas a água que eu vou dar fará a pessoa viver para sempre."

  "Senhor", disse a mulher, "dê-me desta água! Assim, nunca mais terei sede. E não vou mais ter de vir para cá tirar água".

  A mulher achou que Jesus falou sobre água real. Mas ele falou sobre a verdade a respeito de Deus e seu Reino. Essa verdade é como água que dá vida. Pode dar a alguém vida eterna.

  Jesus disse então à mulher: "Vá chamar seu marido e volte."

  "Não tenho marido", respondeu ela.

  "Falou certo", disse Jesus. Mas você já teve cinco maridos, e o homem com quem vive agora não é seu marido."

  A mulher ficou abismada porque era verdade. Como sabia Jesus essas coisas? Sabia porque era o Prometido por Deus, e Deus lhe deu essa informação. Naquele instante, voltaram os discípulos de Jesus, que ficaram surpresos de vê-lo falar com uma samaritana.

  O que aprendemos disso? Aprendemos que Jesus era bondoso com pessoas de todas as raças. E nós também devemos ser assim. Não devemos achar alguém ruim só porque é de certa raça. Jesus quer que todos conheçam a verdade que conduz à vida eterna.

  E nós devemos ajudar outros a aprendê-la.



  João 4:5-43 ;  17:3
 

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Jesus limpa o Templo - história n:89



  Jesus parece mesmo zangado, não é? Sabe por que ele está tão zangado? É porque estes homens, no templo de Deus em Jerusalém, são muito gananciosos. Procuraram ganhar muito dinheiro das pessoas que vêm para adorar a Deus.

  Vê todos estes novilhos, ovelhas e pombos? Ora, esses homens os estavam vendendo lá mesmo no templo. Sabe por quê? Porque os israelitas tinham de sacrificar animais e aves a Deus.

  A lei de Deus dizia que, se um israelita fizesse algo de errado, ele tinha de fazer uma oferta a Deus. E também havia outras ocasiões em que os israelitas tinham de fazer ofertas. Mas onde podiam obter aves e animais para ofertar a Deus?

  Alguns israelitas tinham aves e animais. Podiam oferecer esses. Muitos, porém, não possuíam animais ou aves. E outros moravam longe de Jerusalém, não podendo trazer seus animais ao templo. Assim, as pessoas vinham e compravam os animais necessários. Mas esses homens cobravam demais. Enganavam o povo. Além disso, não deviam fazer a venda lá no templo de Deus.

  Foi por isso que Jesus ficou zangado. Ele virou as mesas dos homens com dinheiro e espalhou as moedas. Fez também um chicote de cordas e expulsou todos os animais do templo. Mandou os homens que vendiam pombos: "Tirem tudo isso daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um lugar para ganhar dinheiro."

  Alguns seguidores de Jesus o tinham acompanhado ao templo de Jerusalém. Ficaram surpresos com o que ele fez. Lembraram-se, então, de que a Bíblia dizia sobre o Filho de Deus: "O amor pela casa de Deus arderá nele como fogo."

  Enquanto Jesus esteve lá em Jerusalém, na Páscoa, ele fez muitos milagres. Depois, saiu da Judeia e iniciou a viagem de volta para a Galileia. Mas, em caminho, passou pelo distrito de Samaria. Vejamos o que aconteceu ali na próxima história.



  João 2:13-25 ;  4:3,4

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

João batiza Jesus - história n:88



  Está vendo uma pomba descer sobre a cabeça do homem? Ele é Jesus. Já tem 30 anos de idade. E o homem com ele é João. Já aprendemos algo sobre ele. Lembra-se de quando Maria foi visitar sua parenta Elisabete e o bebê dentro de Elisabete pulou de alegria? Aquele bebê, ainda não nascido, era João. Mas o que João e Jesus estão fazendo?

  João acabava de mergulhar Jesus nas águas do rio Jordão. Assim é que se batiza alguém. Primeiro ele é mergulhado na água e depois levantado dela. Visto que João fazia isso, era chamado de João Batista. Mas por que ele batizou Jesus?

  Bem, João fez isso porque Jesus veio pedir que João o batizasse. João batizava aqueles que queriam mostrar que lamentavam as coisas más que tinham feito. Mas Jesus precisava lamentar algum mal que tivesse feito? Não, ele nunca fez nada de mal por ser Filho de Deus, do céu. Assim, ele pediu que João o batizasse por outro motivo. Vejamos qual foi.

  Antes de Jesus ir a João, ele era carpinteiro. Carpinteiro é quem faz coisas de madeira, tais como mesas, cadeiras e bancos. José, marido de Maria, era carpinteiro e ensinou o serviço a Jesus. Mas Jeová não enviou seu Filho à terra para ser carpinteiro. Quis que ele fizesse um serviço especial, e tinha chegado o tempo de Jesus começar esse serviço. Assim, para mostrar que veio para fazer a vontade de seu Pai, Jesus pediu que João o batizasse. Deus se agradou disso?

  Sim, porque, logo depois de Jesus sair da água, uma voz do céu disse: "Este é meu Filho, em que tenho prazer." Também, o céu pareceu abrir-se e uma pomba desceu sobre Jesus. Mas não era uma pomba verdadeira. Apenas parecia ser uma. Na realidade, era o espirito santo de Deus.

  Agora Jesus tinha muito em que pensar e por isso foi a um lugar isolado por 40 dias. Lá Satanás chegou a ele. Satanás tentou três vezes induzir Jesus a fazer algo contra as leis de Deus. Mas Jesus não fez isso.

  Então Jesus voltou e conheceu alguns homens, em que se tornaram seus primeiros seguidores, ou discípulos. Chamavam-se André, Pedro (também chamado Simão), Filipe e  Natanael (também chamado Bartolomeu). Jesus e esses discípulos foram para a Galileia. Ali, pararam na cidade de Natanael, Caná. Jesus foi então a uma festa de casamento e fez o primeiro milagre. Sabe qual foi? Transformou água em vinho.



  Mateus 3:13-17 ;  4:1-11 ;  13:55 ;  Marcos 6:3 ;  João 1:29-51 ;  2:1-12



 

 

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O Menino Jesus no Templo - história n:87



  Veja o menino falando com esses homens mais velhos. Eles são instrutores no templo de Deus em Jerusalém. E o menino é Jesus. Ele já cresceu bastante. Tem agora 12 anos.

  Os instrutores ficaram surpresos de ver Jesus saber tanto sobre Deus e as coisas escritas na Bíblia. Mas por que José e Maria não estão aqui? Onde estão? Vejamos.

  Todo ano, José levava sua família a Jerusalém para a festa especial chamada Páscoa. Era uma longa viagem de Nazaré a Jerusalém. Ninguém tinha carro nem havia trem. Não existiam Naquele tempo. A maioria andava a pé, e levava uns três dias para chegar a Jerusalém.

  José já tinha então uma grande família. Assim, eles tinham de cuidar dos irmãos e irmãs de Jesus, que eram mais moços. Bem, naquele ano, José e Maria partiram com seus filhos de volta para Nazaré. Pensaram que Jesus estava com outros viajantes. Mas no fim do dia, quando pararam, não encontraram Jesus. Procuraram entre parentes e amigos, mas não o encontraram! Por isso, voltaram a Jerusalém para procurá-lo ali.

  Encontraram Jesus com os instrutores. Ele os escutava e fazia perguntas. Todos ficaram espantados de ver como Jesus era sábio. Mas Maria disse: "Menino, por que fez isso a nós? Seu pai e eu ficamos preocupados."

  "Por que tiveram de procurar-me?" respondeu Jesus. "Não sabiam que eu tinha de estar na casa de meu Pai?"

  Sim, Jesus gostava de estar onde podia aprender sobre Deus. Não devemos também ser assim? De volta a Nazaré, Jesus ia cada semana às reuniões de adoração. Visto que sempre prestava atenção, aprendeu muito da Bíblia. Vamos ser como Jesus e fazer como ele.



  Lucas 2:41-52 ;  Mateus 13:53-56