quarta-feira, 9 de agosto de 2017

João batiza Jesus - história n:88



  Está vendo uma pomba descer sobre a cabeça do homem? Ele é Jesus. Já tem 30 anos de idade. E o homem com ele é João. Já aprendemos algo sobre ele. Lembra-se de quando Maria foi visitar sua parenta Elisabete e o bebê dentro de Elisabete pulou de alegria? Aquele bebê, ainda não nascido, era João. Mas o que João e Jesus estão fazendo?

  João acabava de mergulhar Jesus nas águas do rio Jordão. Assim é que se batiza alguém. Primeiro ele é mergulhado na água e depois levantado dela. Visto que João fazia isso, era chamado de João Batista. Mas por que ele batizou Jesus?

  Bem, João fez isso porque Jesus veio pedir que João o batizasse. João batizava aqueles que queriam mostrar que lamentavam as coisas más que tinham feito. Mas Jesus precisava lamentar algum mal que tivesse feito? Não, ele nunca fez nada de mal por ser Filho de Deus, do céu. Assim, ele pediu que João o batizasse por outro motivo. Vejamos qual foi.

  Antes de Jesus ir a João, ele era carpinteiro. Carpinteiro é quem faz coisas de madeira, tais como mesas, cadeiras e bancos. José, marido de Maria, era carpinteiro e ensinou o serviço a Jesus. Mas Jeová não enviou seu Filho à terra para ser carpinteiro. Quis que ele fizesse um serviço especial, e tinha chegado o tempo de Jesus começar esse serviço. Assim, para mostrar que veio para fazer a vontade de seu Pai, Jesus pediu que João o batizasse. Deus se agradou disso?

  Sim, porque, logo depois de Jesus sair da água, uma voz do céu disse: "Este é meu Filho, em que tenho prazer." Também, o céu pareceu abrir-se e uma pomba desceu sobre Jesus. Mas não era uma pomba verdadeira. Apenas parecia ser uma. Na realidade, era o espirito santo de Deus.

  Agora Jesus tinha muito em que pensar e por isso foi a um lugar isolado por 40 dias. Lá Satanás chegou a ele. Satanás tentou três vezes induzir Jesus a fazer algo contra as leis de Deus. Mas Jesus não fez isso.

  Então Jesus voltou e conheceu alguns homens, em que se tornaram seus primeiros seguidores, ou discípulos. Chamavam-se André, Pedro (também chamado Simão), Filipe e  Natanael (também chamado Bartolomeu). Jesus e esses discípulos foram para a Galileia. Ali, pararam na cidade de Natanael, Caná. Jesus foi então a uma festa de casamento e fez o primeiro milagre. Sabe qual foi? Transformou água em vinho.



  Mateus 3:13-17 ;  4:1-11 ;  13:55 ;  Marcos 6:3 ;  João 1:29-51 ;  2:1-12



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário