quinta-feira, 13 de julho de 2017

O povo de Deus sai livre - história n:80

 

  Passaram-se quase dois anos desde que Babilônia foi tomada pelos medos e persas. O que aconteceu então? Sim, os israelitas saíram de Babilônia. Como ficaram livres? Quem os deixou ir?

  Foi Ciro, rei da Pércia. Muito antes de Ciro nascer, Jeová mandou seu profeta Isaías escrever sobre ele: "Você vai fazer o que eu mandar. Os portões ficarão abertos para você tomar a cidade." E Ciro tomou a chefia em capturar Babilônia. Os medos e persas entraram na cidade à noite, através de portões que foram deixados abertos.

  Mas Isaías, profeta de Jeová, também disse que Ciro mandaria reconstruir Jerusalém e seu templo. Ciro mandou fazer isso? Sim, mandou. Ele disse aos israelitas: "Vão para Jerusalém e construam o templo de Jeová, seu Deus." E isso é o que os israelitas foram fazer.

  Mas nem todos os israelitas em Babilônia fizeram a viagem de volta a Jerusalém. Era uma longa viagem de uns 800 quilómetros, e muitos eram velhos ou doentes demais para viajar. E houve outros motivos por que alguns não foram. No entanto, Ciro disse aos que não iam: "Deem prata e ouro, e outros presentes aos que vão voltar para reconstruir Jerusalém e seu templo."

  Assim, os israelitas que se puseram a caminho para Jerusalém receberam muitos presentes. Ciro também devolveu as bacias e os copos que o rei Nabucodonosor havia tirado do templo de Jeová em Jerusalém quando foi destruída. O povo teve muita coisa a carregar de volta.

  Depois de uns quatro meses de viagem, os israelitas chegaram a Jerusalém bem na horinha. Foi exatamente 70 anos depois da destruição da cidade e de a terra ter ficado sem gente. Mas, embora os israelitas estivessem agora na sua terra, iam ter dificuldades, conforme veremos na próxima história.

Sem comentários:

Enviar um comentário