sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Um filho bom e outro mau - história n:6



 

 Veja agora Caim e Abel. Já estão crescidos. Caim tornou-se lavrador. Cultivava cereais, fruta e legumes.
  Abel tornou-se pastor de ovelhas. Gostava de cuidar das ovelhinhas. Elas ficaram grandes, e, em pouco tempo, Abel tinha um rebanho de ovelhas para cuidar.

  Certo dia, Caim e Abel ofereceram um presente a Deus. Caim levou dos alimentos que cresceram no campo. E Abel levou sua melhor ovelha. Jeová gostou de Abel e de seu presente. Mas não gostou de Caim e do presente dele. Sabe por quê?

  Não era só porque o presente de Abel era melhor do que o de Caim. Era porque Abel era bom. Amava a Jeová e seu irmão. Mas Caim era mau; não amava seu irmão.

  Assim, Deus disse a Caim que devia mudar. Mas Caim não escutou. Ficou muito zangado, porque Deus gostou mais de Abel. Então, Caim disse a Abel ; "vamos ao campo". Lá, quando estavam sozinhos, Caim bateu no seu irmão Abel. Bateu tão forte, que o matou. Como isso foi mau!

  Abel morreu, mas Deus ainda se lembra dele. Abel era bom, e Jeová nunca se esquece de gente assim. Por isso, algum dia, Jeová Deus vai trazer Abel de volta à vida. Então Abel nunca mais vai ter de morrer. Vai poder viver para sempre na Terra. Não será bom conhecer gente assim como Abel?

  Mas Deus não gosta de gente como Caim. Por isso, depois que Caim matou seu irmão, Deus o castigou, mandou-o para longe de sua família. Quando Caim foi para outra parte da Terra, levou consigo uma de suas irmãs, que ficou sendo sua esposa.

  Com o tempo, Caim e sua esposa tiveram filhos. Outros filhos e filhas de Adão e Eva se casaram e também tiveram filhos. Em pouco tempo, houve muita gente na Terra. Vamos ver como eram na história seguinte. 


  Gênesis 4:2-26 ;  1 João 3:11 , 12 ;  João 11:25



quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Começa a vida dura - história n:5




 Fora do jardim do Éden, Adão e Eva tiveram muitas dificuldades. Tiveram de trabalhar duro para ter comida. Em vez de lindas árvores de frutas, viram espinhos e cardos crescer em volta deles. Isso foi o que aconteceu quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e deixaram de ser seus amigos.

  Pior ainda, Adão e Eva começaram a morrer. Lembre-se de que Deus os avisou de que morreriam, se comessem da fruta de certa árvore. Bem, no dia em que comeram, começaram a morrer. Como foram tolos em não obedecerem a Deus!

  Todos os filhos de Adão e Eva nasceram depois de Deus ter expulsado os pais do jardim do Éden. Quer dizer, os filhos também tinham de envelhecer e morrer.

  Se Adão e Eva tivessem obedecido a Jeová, a vida deles e de seus filhos teria sido feliz. Todos podiam ter vivido para sempre em felicidade na Terra. Ninguém teria ficado velho, doente e morrido.

  Deus quer que as pessoas vivem para sempre em felicidade, e prometeu que algum dia será assim. Não só a Terra inteira vai ficar linda, mas todos terão saúde. E todos na Terra serão amigos entre si e de Deus.

  Mas Eva não era mais amiga de Deus. Assim, quando tinha filhos, não era fácil para ela. Sentia dores. Sua desobediência a Jeová lhe trouxe muita tristeza, não acha?

  Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas. Quando seu primeiro filho nasceu, deram a ele o nome de Caim. Seu segundo filho recebeu o nome de Abel. O que aconteceu com eles? Você sabe? Não perca a próxima história.


  Gênesis 3:16-23 ;  4:1, 2  ;  Revelação 21:3, 4


 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Por que perderam o seu lar - historia n:4





  Veja o que está acontecendo agora. Adão e Eva estão sendo expulsos do lindo jardim do Éden. Sabe por quê?

  Por que fizeram algo muito ruim. E Jeová os castigou por isso. Sabe qual foi o mal que Adão e Eva fizeram?

  Fizeram algo que Deus disse que não deviam fazer. Deus lhes disse que podiam comer as frutas das árvores  do jardim. Mas Deus disse que de uma das árvores não deviam comer, senão morreriam. Ele guardou essa árvore para si. E sabemos que é errado tirar algo dos outros, não é? Então o que aconteceu?

  Um dia, quando Eva estava sozinha no jardim, uma serpente falou com ela. Imagine só! Ela disse a Eva para comer do fruto da árvore que Deus havia proibido. Ora, quando Jeová fez as serpentes, não as fez para falar. Por isso, só podia ser uma pessoa que fez a serpente falar. Mas quem?

  Não foi Adão. Por isso, tinha de ser alguém que Jeová tinha feito muito antes de fazer a Terra. Esse alguém era um dos anjos, que não podemos ver. Esse anjo ficou muito orgulhoso. Pensou que deveria ser governante como Deus. E ele quis que as pessoas lhe obedecessem, em vez de obedecerem a Jeová. Foi esse anjo que fez a serpente falar.

  O anjo conseguiu enganar Eva. Quando ele disse que ela ficaria como Deus, se comesse da fruta, ela acreditou. Por isso comeu, e Adão também comeu. Adão e Eva desobedeceram a Deus, e por isso perderam o seu lindo lar ajardinado.

  Mas Deus vai cuidar de que toda a Terra fique novamente tão linda como o jardim do Eden. Depois vamos saber como você pode participar disso. Mas, agora, vejamos o que aconteceu com Adão e Eva na próxima história.

.
  Gênesis 2:16, 17 ;  3:1-13, 24 ;  Revelação 12:9

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O primeiro homem e a primeira mulher - história n:3




  O que é diferente neste desenho? Ora, há gente nele. São o primeiro homem e a primeira mulher. Quem os fez? Foi Deus. Sabe o nome de Deus? É Jeová. E o homem e a mulher chamavam-se Adão e Eva.

  Foi assim que Jeová Deus fez Adão: ele tomou um pouco de pó do solo e fez com ele um corpo perfeito, o corpo de um homem. Daí, ele soprou no nariz do homem, e Adão passou a viver.

  Jeová Deus tinha um trabalho para Adão. Disse-lhe que desse nomes a todas as espécies de animais. Pode ser que Adão tenha passado muito tempo olhando os animais, para dar-lhes os melhores nomes. Mas, ao fazer isso, começou a notar algo. Sabe o quê?

  Todos os animais tinham seu par. Havia papai e mamãe de elefantes, e papai e mamãe de leões. Mas Adão não tinha ninguém igual a ele. Por isso, Jeová fez Adão dormir e tirou-lhe uma costela. Dessa costela, Jeová fez uma mulher para Adão, que se tornou esposa dele.

  Como Adão ficou feliz! E como Eva deve ter ficado feliz, por ter um jardim tão lindo para viver! Assim, podiam ter filhos e viver juntos em felicidade.

  Jeová queria que Adão e Eva vivessem para sempre. Queria que fizessem toda a Terra tão bonita como o jardim do Éden. Como Adão e Eva devem ter ficado felizes, só de pensar nisso! Você gostaria de ter participado em fazer da Terra um lindo jardim? Mas a felicidade de Adão e Eva não durou muito.

  Vejamos por que não na próxima historia.


  Salmos 83:18 ;  Gênesis 1:26-31 ;  2:7-25


Um lindo jardim - história n:2




  Olhe a Terra aqui! Como tudo é bonito! Veja a grama, as árvores, as flores e todos os animais. Sabe qual é o elefante e quais são os leões?

  Como surgiu este lindo jardim? Bem, vejamos como Deus aprontou a Terra para nós.

  Primeiro, Deus fez que grama verde cobrisse a Terra. E ele fez toda a espécie de plantas pequenas, arbustos e árvores. Estes fazem a Terra bonita. E fazem ainda mais. Muitos deles também produzem comida gostosa para nós.

  Depois, Deus fez peixes para nadar na água e aves para voar no céu. Fez cães, gatos e cavalos; animais grandes e pequenos. Que animais vivem perto de onde você mora? Não devemos alegrar-nos de que Deus fez tudo isso para nós?

  Por fim, Deus fez de uma parte da Terra um lugar muito especial. Tudo era bonito. E Deus quis que toda a Terra ficasse assim como este lindo jardim que ele fez.

  Olhe de novo para o desenho deste jardim. Sabe o que Deus viu que estava faltando?

  Vejamos na próxima história.

  Gênesis 1:11-25 ;  2:8, 9

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Deus começa a criar as coisas - História n:1

 
  Todas as coisas boas que temos procedem de Deus. Ele fez o Sol para nos dar luz de dia, a Lua e as estrelas para termos um pouco de luz à noite. E Deus fez a Terra, para vivermos nela.

  Mas o Sol, a Lua, as estrelas e a Terra não foram as primeiras coisas feitas por Deus. Sabe quais foram as primeiras? Deus fez primeiro pessoas semelhantes a ele. Não podemos vê-las, assim como não podemos ver a Deus. A Bíblia chama a tais pessoas de anjos. Deus os fez para viverem com ele no céu.

  O primeiro anjo feito por Deus foi muito especial. Foi o primeiro Filho de Deus, e ele trabalhou depois com o Pai. Ajudou Deus a fazer todas as outras coisas, o Sol, a Lua, as estrelas e também a nossa Terra.

  Como era então a Terra? No principio , ninguém podia viver nela. Só havia um grande mar sobre toda a Terra. Mas Deus quis que pessoas vivessem na Terra. Por isso passou a aprontar as coisas para nós. O que fez então?

  Primeiro, a Terra precisava de luz. Assim, Deus fez que a luz do Sol brilha-se sobre ela. Fez isso de modo a haver noite e dia. Depois, Deus fez surgir solo seco acima da água do mar.

  No começo, não havia nada na terra seca. Não havia flores , nem árvores, nem animais. Não havia nem peixe no mar. Deus ainda tinha muito trabalho para tornar a Terra boa para a vida de animais e de gente.


 Jeremias 10:12 ;  Colossenses 1:15-17 ;  Genesis 1:1-10



Histórias bíblicas


   Neste blog vou contar histórias bíblicas verídicas.
   São tiradas do maior livro do mundo, a Bíblia
   Contam a história do mundo, desde quando Deus começou a criar as coisas, até aos nossos dias.     
   Falam até mesmo do que Deus promete fazer no futuro. Vão ser 116 histórias, e são contadas na ordem em que os acontecimentos aconteceram.
   Estas histórias vêm no livro " Meu Livro de Histórias Bíblicas", do JW.





 

domingo, 22 de janeiro de 2017

Sobre a Bíblia


 
   A Bíblia é apenas um bom livro?

  A Bíblia é o livro mais distribuído de todos os tempos. A Bíblia foi traduzida , inteira ou em parte, em mais de 2.800 idiomas.

  A Bíblia foi escrita por 40 secretários ou escribas. Alguns desses homens eram agricultores, pescadores, juízes, reis e músicos.

  A Bíblia é uma coleção de 66 livros. Esse livro Sagrado foi escrito em aproximadamente 1.600 anos.

  O tema principal da Bíblia é o Reino de Deus, um governo celestial que vai governar a terra (Daniel 2:44 / 7:13,14). O Reino vai acabar com a maldade , o sofrimento e a morte.

  A Bíblia ensina valores morais e espirituais.

  A Bíblia destaca a importância de instrução moral e espiritual, ela nos ajuda a entender o que é certo, justo e direito, todo o caminho é bom.( Provérbios 2:9, 19:11, Efésios 4:31, 6:2, Salmos 19:7,8 )

  A Bíblia é um livro escrito com honestidade, é um livro que ajuda você a ter saúde mental, como por exemplo a desenvolver qualidades como a bondade e o perdão. ( Efésios 4:32)

  A Bíblia é um livro que dá esperança. Deus ama os que respeitam suas leis e seus padrões.

  A Bíblia garante que por causa desse amor, ele não vai permitir que a maldade e o sofrimento continuem para sempre " Os maus sofrerão consequências do seu proceder" ( Provérbios 1:30,31). Por outro lado " os mansos possuirão a terra e terão grande alegria na abundância de paz" (Salmos 37:11).

  Deus deseja que todo o tipo de pessoa sejam salvas e venham a ter um conhecimento exato da verdade (Timóteo 2:3,4).

  "Toda a Escritura é inspirada por Deus e benéfica para ensinar" (2 Timóteo 3:16)



 

Quem é Deus?



 
" Ergam os olhos para o céu e vejam. Quem é que criou estas coisas? Foi Aquele que as faz sair como um exército, por número ; chama-as a todas por nome. Por causa da sua imensa energia dinâmica e do seu atemorizante poder, não falta nem sequer uma delas."   Isaias 40:26 

" Que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra."  Salmo 83:18

" Saibam que Jeová é Deus. Foi ele quem nos fez, e nós pertencemos-lhe."  Salmo 100:3

" Eu sou Jeová. Este é o meu nome; não dou a minha glória a nenhum outro, nem o meu louvor a imagens esculpidas."  Isaias 42:8

" Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo."  Romanos 10:13

" Naturalmente, toda a casa é  construída  por alguém, mas quem construiu todas as coisas foi Deus."  Hebreus 3:4

Como encontrar a felicidade



 
A felicidade é difícil de se encontrar, a felicidade não é só naquele momento em que estamos bem e depois passou, não é quando temos muito dinheiro. Felicidade é quando estamos bem connosco próprios, bem com os outros, com a vida, temos amor uns pelos outros e, principalmente amor pelo nosso Criador. A sua Palavra ensina-nos como encontrar a felicidade que nos enche o coração.

  " Mais vale um prato de legumes onde há amor do que um boi gordo onde há ódio."  Provérbios 15:17
  
  " Eu Jeová, sou o teu Deus. Aquele que te ensina o que é melhor para ti, Aquele que te guia no caminho em que deves andar."   Isaías 48:

 " Felizes os que têm consciência da sua necessidade espiritual, porque a eles pertence o Reino dos céus."   Mateus 5:3

  " Ama o teu próximo como a ti mesmo."  Mateus 22:39

  "Assim como querem que os homens vos façam, façam-lhes do mesmo modo a eles."  Lucas 6:31

  " Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática!"  Lucas 11:28

  " Mesmo quando alguém tem abundância , a sua vida não vem das coisas que possui."  Lucas 12:15

  " Se tivermos o que comer e o que vestir, estaremos contentes."  1 Timóteo 6:8

  " Há mais felicidade em dar do que em receber."   Atos 20:35



sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Como administrar o seu dinheiro




  A própria Bíblia nos aconselha como administrar o nosso dinheiro.

  
 " Quem ama a diversão ficará pobre ; quem ama o vinho e o azeite, não ficará rico. "  ( Provérbios 21:17 )


  " Quem pede emprestado, é escravo de quem empresta."  ( Provérbios 22:7 )


  " Quem de vocês, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem o suficiente para a completar? Se não ele, lançará o alicerce, mas não a conseguirá terminar, e todos os observadores começarão a rir-se dele, dizendo ; " este homem começou a construir, mas não conseguiu terminar".  ( Lucas 14:28-30 )


  " Quando ficaram satisfeitos, ele disse aos discípulos: " juntem os pedaços que sobraram, para que nada se desperdice".  ( João 6:12 ) 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Felícidade no trabalho




  Antes de começar a estudar a Palavra de Deus, eu ia sem vontade para o trabalho e parecia que fazia um grande esforço para fazer as minhas tarefas.
  Mas depois comecei a ver o meu trabalho de maneira diferente, comecei a fazer com gosto, e a fazer como deve de ser. Agora quando acabo o meu trabalho, venho com a minha consciência tranquila, porque sei que fiz as minhas tarefas como deve de ser e não a contragosto.
  Tem vezes que o meu chefe não vê o meu trabalho e nem me dá o valor devido. Mas eu sei que     Deus viu e vê tudo o que faço, e isso é o mais importante para mim.


  " Quem furta não furte mais; em vez disso trabalhe arduamente, fazendo um bom trabalho com as mãos, para que tenha o que partilhar, com alguém em necessidade "  ( Efésios 4:28 )

  " Que todos comam e bebam, e desfrutem dos resultados do seu trabalho árduo. É a dádiva de Deus "  ( Eclesiastes 3:13 )

  Se seu trabalho for físico, mental, ou um pouco do dois, lembre-se que " todo o trabalho árduo traz proveito. "   ( Provérbios 14:23 )

  Trabalhar duro aumenta a nossa auto-estima. Mesmo sabendo que não é fácil, não devemos desistir, mesmo que o trabalhe pareça difícil ou chato, sentimos uma alegria porque fizemos o nosso melhor. Conseguimos resistir à tendência de seguir à lei do menor esforço.  ( Provérbios 26:14 )  

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Meu casamento




  No meu casamento a Palavra de Deus tem me ajudado muito. Eu antes era explosiva, não pensava antes de responder, e acabávamos por brigar e ficar chateados.
  Mas depois comecei a aplicar o que aprendi. Em Provérbios 12:18 diz que palavras impensadas, são como golpes de uma espada, mas a língua dos sábios é uma cura.

  Em Gálatas 5:22,23 diz : o fruto do espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, brandura, auto-domínio. Contra isso não há lei.

  Em colosensses 4:6 diz : Que suas palavras temperadas com sal, de modo que saibam como responder a cada pessoa-

  Antes de falar um assunto importante com meu marido, primeiro oro a Deus, e peço que me ajude a manter a calma, e a ter uma mente aberta. Depois penso com cuidado o que vou falar, e como vou falar.

  Na Bíblia diz que quando me casei, eu e meu marido nos tornamos um só. ( Mateus 19:5 )

  Quando há comunicação, os planos são bem sucedidos. ( Provérbios 20:18 )

  

Como ter uma vida familiar feliz




  A Bíblia fornece-nos orientações para a família, quando membros da família cumpre seus respetivos papeis em harmonia com os conselhos de Deus, os resultados são excelentes.
  Jesus disse " Felizes os que ouvem a palavra de Deus e os põem em pratica " ( Lucas 11:28 )

  A Bíblia diz que os maridos devem tratar as esposas, assim como Jesus trata seus discípulos. Em Efésios 5:23,25,29 diz " Do mesmo modo, o marido deve amar a esposa como a seu próprio corpo, o homem que ama a sua esposa, ama a si mesmo, pois nenhum homem odiou o próprio corpo, mas alimenta e cuida dele, assim como Cristo faz com a congregação."

  Os maridos são aconselhados " Continue a amar a sua esposa e não se ire amargamente com ela ( Colosensses 3:19 ).

  Todos nós temos defeitos, infelizmente por causa de Adão e Eva, nós herdamos o pecado, mas se formos perdoadores e amarmos o próximo, nós conseguimos ser felizes. ( Mateus 6:12,14 )

  A esposa deve ter um espírito calmo e brando ( 1 Pedro 3:4 ). A Bíblia diz " A esposa deve ter profundo respeito pelo marido." ( Efésios 5:33 )

  Ao cumprir o seu papel a esposa pode contribuir para o bem estar familiar, a esposa deve amar seu marido e seus filhos, ser sensata, diligente nas suas tarefas de casa, bondosa. Uma esposa e mãe assim conquista o respeito da sua família. ( Provérbios 31-10,28 )

  Quando existe filhos, devemos ter em atenção a educação deles. Eles quando vêm filmes ou até mesmo desenhos animados violentos, eles querem fazer igual e mais tarde acabam por se tornar eles próprios violentos. Devemos educa-los com amor e disciplina. ( Efésios 6:1-3 )

  Um casal que siga os conselhos Bíblicos, consegue ultrapassar os obstáculos que aparecem pela vida fora, e consegue ter uma vida familiar feliz.  

Felicidade

  




  A felicidade envolve tudo à nossa volta, seja na família, no casamento, no trabalho, os amigos!
  Quando nos achegamos a Deus e a seu Filho Jesus Cristo, e fazemos a vontade de nosso Pai Celestial, nós chegamos à felicidade eterna.
  Já parou para admirar o céu, as estrelas, o mar, a natureza? Sentir a brisa no seu rosto, o calor do sol na sua pele e até a chuva a cair? Já parou para ver até como os animais são inteligentes?
  Tudo isso é obra do nosso Criador! Do amor Dele por nós!

  " Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática" ( Lucas 11:28 )



A minha procura






 Desde há muito tempo, para dizer a verdade, desde há muitos anos, que me perguntava o que vim fazer ao mundo. Apesar de ter casado e de ter filhos, não me sentia feliz. Sentia um vazio que não sabia explicar.
  Depois de tanto procurar, encontrei. Comecei a estudar a Palavra de Deus e a aplicar na minha vida. Sentia-me muito bem, em paz comigo própria, feliz.
  Mas o mundo está cheio de ratoeiras, e eu deixei-me influenciar. Fui-me abaixo, afastei-me de Deus. Andei perdida, sem eira, nem beira.
  Anos mais tarde, senti que Deus estava a me chamar de volta. Comecei de novo a estudar a sua Palavra. Voltei a me encontrar, a ser feliz e a ter paz.
  Sem dúvida nenhuma, Deus é Amor ( 1 João 4:8 )

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Inicio


 



 Neste blog vou contar sobre a minha procura e as minhas descobertas. Sobre o que a Palavra Viva tem para nos ensinar, e nos orientar.
  Como a estudar a Palavra Viva começou a mudar a minha vida.
  Aqui vou escrever histórias Bíblicas tiradas do " Meu Livro de Histórias Bíblicas", do JW.
  Vou falar de assuntos em que a Palavra de Deus nos pode ajudar.
  Para quem não sabe a Palavra Viva é a palavra de Deus, o nosso Pai Celestial.

  Deus é Amor  1 João 4:8