terça-feira, 11 de abril de 2017
Os sábios Gibeonitas - história n:48
Muitas cidades de Canaã preparavam-se então para combater Israel. Pensavam poder vencer. Mas o povo da cidade vizinha de Gibeão não pensou assim. Acreditaram que Deus ajudava os israelitas e não quiseram lutar contra Deus. Sabe o que fizeram então?
Fingiram ser alguém que morava muito longe. Alguns homens usaram roupa rasgada e sandálias gastas. Carregaram seus burros com sacos estragados e um pouco de pão velho. Daí, foram até Josué e disseram: "Viemos de muito longe, porque soubemos de seu grande Deus, Jeová.
Soubemos das coisas que ele fez por vocês no Egito. Por isso, nossos líderes mandaram-nos pegar comida para a viagem e vir dizer a vocês: " Somos seus servos. Prometam-nos que não guerrearão contra nós." Podem ver que nossa roupa se gastou na longa viagem, e que nosso pão ficou velho e seco."
Josué e os outros líderes acreditaram nos gibeonitas. Prometeram-lhes não lutar contra eles. Mas, três dias depois, souberam que os gibeonitas moravam perto.
" Por que nos disseram que vieram de longe?" perguntou-lhes Josué.
Os gibeonitas responderam: "Fizemos isso porque soubemos que seu Deus Jeová, lhes prometeu dar toda a terra de Canaã. Por isso, tivemos medo de que nos matasse." Mas os israelitas cumpriram sua promessa e não mataram os gibeonitas. Em vez disso, fizeram deles seus servos.
O rei de Jerusalém ficou zangado por terem os gibeonitas feito paz com Israel. Disse a outros quatro reis: "Venham ajudar-me a lutar contra Gibeão." E foi isso o que fizeram esses cinco reis. Foram os gibeonitas sábios em fazer as pazes com Israel, já que esses reis foram lutar contra eles por causa disso? Veremos na próxima história.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário