quarta-feira, 31 de maio de 2017

Dois meninos revivem - história n:68




  Se você morresse, como se sentiria sua mãe se você voltasse a viver? Ela ficaria muito feliz! Mas pode um morto viver de novo? Será que isso já aconteceu antes?

  Veja o homem aqui,  a mulher e o menino. O homem é o profeta Elias. A mulher é uma viúva da cidade de Sarefá, e o menino é filho dela. Pois bem, certo dia, o menino adoeceu. Piorou e por fim morreu. Elias disse então à mulher: "Dê-me o menino."

  Elias levou o menino morto para o andar de cima e deitou-o na cama. Então orou: "Ó Jeová, faça o menino reviver." E o menino começou a respirar! Elias o levou então à mulher e disse: "Veja, seu filho está vivo!" E ela ficou muito feliz.

  Outro profeta importante de Jeová era Eliseu. Ele serviu como ajudante de Elias. Mas, depois, Jeová usou também Eliseu para fazer milagres. Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher foi bondosa com ele. Mais tarde, a mulher teve um menino.

  Numa manhã, estando o filho já mais crescido, ele foi ver o pai, que trabalhava na roça. De repente, o menino gritou: "Ai! minha cabeça!" Levado para casa, o menino morreu. Como sua mãe ficou triste! Ela foi logo buscar Eliseu.

  Quando Eliseu chegou, subiu ao quarto onde estava o menino morto. Ele orou a Jeová e deitou-se sobre o menino. O corpo deste logo se aqueceu, e o menino espirrou sete vezes. Quão feliz ficou a mãe ao ver seu filho vivo!

  Muita gente já morreu. Isso entristece muito a família e os amigos. Nós não temos poder de ressuscitar os mortos. Mas Jeová tem. Mais tarde, saberemos como ele trará milhões de pessoas de volta à vida.



  1 Reis 17:8-24 ;  2 Reis 4:8-37

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Jeosafá confia em Jeová - história n:67



  Sabe quem são estes homens e o que estão fazendo? Estão indo à batalha, e os homens na frente estão cantando. Mas você talvez pergunte: "Por que os cantores estão sem espada e lança para lutar?" Vejamos.

  Jeosafá era rei do reino de duas tribos de Israel. Viveu na mesma época que o rei Acabe e Jezabel, do reino de 10 tribos. Mas Jeosafá era um bom rei, e seu pai, Asa, também havia sido bom. Portanto, o povo do reino de duas tribos, no sul, por muitos anos , tinha uma vida boa.

  Mas aconteceu algo para amedrontar o povo. Mensageiros foram dizer a Jeosafá: "Um grande exército de Moabe, Amom e monte Seir vem para atacar você." Muitos israelitas reuniram-se em Jerusalém, em busca da ajuda de Jeová. Foram ao templo, e ali Jeosafá orou: "Ó Jeová, nosso Deus, não sabemos o que fazer. Somos fracos contra este grande exército. Pedimos sua ajuda."

  Jeová os atendeu e mandou que um de seus servos dissesse ao povo: "A batalha não é de vocês, mas de Deus. Não terão de lutar. Apenas olhem e vejam como Jeová os salvará."

  Na manhã seguinte, Jeosafá disse ao povo:  " Confiem em Jeová!" Daí, mandou os cantores irem na frente dos soldados, e eles cantaram louvores a Jeová durante a marcha. Sabe o que aconteceu quando chegaram perto para lutar? Jeová fez com que os soldados inimigos lutassem entre si. E quando os israelitas chegaram, não sobrou nenhum soldado inimigo vivo!

  Não foi sábio que Jeosafá confiasse em Jeová? Nós também seremos sábios se confiarmos Nele.



  1 Reis 22:41-53 ;  2 Crónicas 20:1-30

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Jezabel - A rainha má - história n:66



  Após a morte do rei Jeroboão, cada rei que governava o reino de 10 tribos de Israel era mau. O rei Acabe era o pior de todos. Sabe por quê? Um motivo era sua esposa, a má rainha Jezabel.

  Jezabel não era israelita. Era filha do rei de Sídon. Adorava o deus falso Baal, e conseguiu que Acabe e muitos outros israelitas também adorassem Baal. Jezabel odiava a Jeová e matou muitos profetas dele. Outros tiveram de esconder-se em cavernas para não ser mortos. Quando Jezabel queria algo, até mesmo matava para consegui-lo.

  Certo dia, o rei Acabe estava muito triste. Jezabel perguntou-lhe: "Por que está triste hoje?"

  "Por causa do que Nabote me disse", respondeu Acabe. "Eu quis comprar o vinhedo dele. Mas ele me disse não."

  "Não se preocupe", respondeu Jezabel. "Vou consegui-lo para você."

  Jezabel escreveu então cartas a alguns dos principais na cidade de Nabote. "Façam com que os homens imprestáveis digam que Nabote amaldiçoou a Deus e ao rei", escreveu ela. "Daí, levem Nabote para fora da cidade e o matem à pedrada."

  Logo que Jezabel soube da morte de Nabote, disse a Acabe: "Agora, vá e tome posse do vinhedo." Não acha que Jezabel devia ser punida pela coisa horrível que fez?

  Assim, depois, Jeová mandou o homem Jéu para castiga-la. Quando Jezabel soube da chegada de Jéu, pintou os olhos e procurou fazer-se bonita. Mas, quando Jéu chegou e a viu na janela, clamou para os homens no palácio: "Joguem-na para baixo!" Os homens obedeceram, como pode ver aqui. Jogaram-na para baixo, e ela morreu. Assim teve fim a má rainha Jezabel.






  1 Reis 16:29-33 ;  18:1-4 ;  21:1-16 ;  2 Reis 9:30-37



sexta-feira, 19 de maio de 2017

A divisão do Reino - história n:65



  Sabe por que este homem está rasgando seu manto? Jeová lhe mandou fazer isso. Este homem é Aijá, profeta de Deus. Sabe o que é um profeta? Ele é alguém a quem Deus diz de antemão o do reino de 10 tribos que vai acontecer.


  Vemos aqui Aijá falando com Jeroboão. Jeroboão era um homem a quem Salomão encarregou algumas construções. Quando Aijá se encontrou com Jeroboão, na estrada, Aijá fez uma coisa estranha. Tirou o manto novo que vestia e o rasgou em 12 pedaços. Disse a Jeroboão: "Tome 10 pedaços para ti." Sabe por que Aijá deu 10 pedaços a Jeroboão?

  Aijá explicou que Jeová ia tirar o reino de Salomão. Ia dar 10 tribos a Jeroboão. Isso significava que apenas duas tribos ficariam para Roboão, filho de Salomão, governar.

  Quando Salomão soube o que Aijá disse a Jeroboão, ficou zangado. Procurou matar Jeroboão. Mas este fugiu para o Egito. Após um tempo, Salomão morreu. Ele havia sido rei por 40 anos, e então seu filho Roboão se tornou rei. No Egito, Jeroboão soube da morte de Salomão e por isso voltou a Israel.

  Roboão não era um bom rei. Era ainda mais ruim com o povo do que seu pai Salomão. Jeroboão e outros homens importantes foram pedir ao rei Roboão que tratasse o povo melhor. Mas Roboão não quis escutar. Em vez disso, ficou sendo ainda mais duro. Por isso, o povo fez Jeroboão rei sobre 10 tribos, mas duas tribos, Benjamim e Judá, continuaram tendo Roboão como rei.

  Jeroboão não quis que o povo fosse a Jerusalém para adorar no templo de Jeová. Assim, fez dois bezerros de ouro e fez com que o povo do reino de 10 tribos os adorasse. Logo, o país ficou cheio de crimes e violência.

  Também houve dificuldades no reino de duas tribos. Em menos de cinco anos após Roboão se tornar rei, o rei do Egito foi lutar contra Jerusalém. Ele tirou muitos tesouros do templo de Jeová. Por isso, foi apenas por pouco tempo que o templo ficou assim como foi construído.



  1 Reis 11:26-43 ;  12:1-33 ;  14:21-31

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Salomão constrói o templo - história n:64



  Antes de Davi morrer, ele deu a Salomão as plantas, de Deus, para construir o templo de Jeová. No quarto ano de seu governo, Salomão iniciou o templo, que levou sete anos e meio para terminar. Dezenas de milhares de homens trabalharam na construção dele, que custou muito dinheiro. Isso porque foram usados nele muito ouro e prata.

  O templo tinha duas salas principais, assim como o tabernáculo. Só que essas salas eram duas vezes maiores do que as câmaras do tabernáculo. Salomão mandou pôr a arca do pacto dentro da sala mais interna, e as outras coisas do tabernáculo, na outra sala.
 
 

  Quando o templo ficou pronto, houve uma grande celebração, Salomão ajoelhou-se e orou, como pode ver no desenho. "Nem mesmo todos os céus são bastantes grandes para comportá-lo", disse ele a Jeová, "quanto menos este templo. Mas, ó meu Deus, por favor, escute seu povo quando orar em direção a este lugar."

  Quando Salomão terminou, desceu fogo do céu e queimou todos os animais sacrificados. E o templo ficou cheio duma luz brilhante de Jeová. Isso mostrou que Jeová estava escutando, e que gostou do templo e da oração de Salomão. O templo tornou-se então o lugar onde o povo adorava.

  Por muito tempo, Salomão reinou sabiamente, e o povo era feliz. No entanto, Salomão casou-se com muitas mulheres de outros países, as quais não adoravam a Jeová. Está vendo uma delas adorando diante de um ídolo? Por fim, elas conseguiram que Salomão também adorasse outros deuses. Sabe o que aconteceu então? Salomão não mais tratou o povo com bondade. Ficou sendo cruel, e o povo não era mais feliz.


  Jeová zangou-se com Salomão e lhe disse: "Vou tirar-lhe o reino e dá-lo a outro homem. Não farei isso durante sua vida, mas no governo de seu filho. Mas não vou tirar dele todo o povo do reino." Vejamos como isso aconteceu .

  Não perca a próxima história.



  1 Crónicas 28:9-21 ;  29:1-9 ;   1 Reis 5:1-18
  2 Crónicas 6:12-42 ;  7:1-5 ;   1 Reis 11:9-13

segunda-feira, 15 de maio de 2017

O sábio rei Salomão - história n:63



  Salomão era adolescente quando se tornou rei. Amava a Jeová e seguia o bom conselho de seu pai, Davi. Jeová agradava-se de Salomão e, por isso, disse-lhe certa noite num sonho: "Salomão, o que quer que eu lhe dê?"

  Salomão respondeu: "Jeová, meu Deus, sou muito jovem e não sei governar. Dê-me sabedoria para governar seu povo de modo certo."

  Jeová gostou do que Salomão pediu. Assim, Ele disse: "Visto que pediu sabedoria e não vida longa e riquezas, vou dar-lhe também o que não pediu: riquezas e glória."

  Pouco depois, chegaram a Salomão duas mulheres com um problema. "Esta mulher e eu moramos na mesma casa", explicou uma. "Dei à luz um menino, e, dois dias depois, ela também deu à luz um menino. Daí, certa noite, o menino dela faleceu. Mas, enquanto eu dormia, ela pôs o bebê morto ao meu lado e tomou o meu. Quando acordei e vi o menino morto, sabia que não era meu."

  Então, a outra mulher disse: "Não! O vivo é meu e o morto é dela!" A primeira respondeu: "Não! O morto é seu e o vivo é meu!" Foi assim que as mulheres discutiam. O que fez Salomão?
  Mandou trazer uma espada, e então disse: "Cortem o bebê vivo em dois, e deem metade a cada mulher."

  "Não! gritou a mãe verdadeira. Por favor, não matem o bebê. Deem-no a ela!" Mas a outra disse: "Não o deem a nenhuma de nós; cortem-no em dois."

  Finalmente, Salomão falou: "Não matem o menino! Deem-no à primeira mulher. Ela é a mãe dele." Salomão sabia que a verdadeira mãe amava tanto o bebê que estava disposta a dá-lo à outra mulher, para que não fosse morto. Quando o povo soube como Salomão resolveu o problema, alegrou-se de ter um rei tão sábio.

  No reinado de Salomão, Deus abençoou o povo por fazer o solo produzir muito trigo, cevada, uvas, figos e outros alimentos. As pessoas usavam boa roupa e viviam em boas casas. Havia mais do que suficiente de tudo o que era bom, para todos.



  1 Reis 3:3-28 ;  4:29-34

domingo, 14 de maio de 2017

Apuros na casa de Davi - história n:62



  Depois de Davi ter começado a reinar em Jerusalém, Jeová lhe deu muitas vitórias sobre os inimigos. Jeová tinha prometido dar a terra de Canaã aos israelitas. E então, com a ajuda Dele, toda a terra que lhes foi prometida finalmente se tornou deles.

  Davi era bom governante. Amava a Jeová. Por isso, uma das primeiras coisas que fez após capturar Jerusalém foi levar para lá a arca do pacto de Jeová. E ele queria construir um belo templo para ela.

  Quando Davi ficou mais velho, cometeu um sério erro. Sabia que era errado tomar algo que pertencia a outro. Mas, certa noitinha, quando estava no terraço de seu palácio, viu mais em baixo uma bela mulher. O nome dela era Bate-Seba, e o marido dela era um soldado chamado Urias.

  Davi queria tanto Bate-Seba, que mandou traze-la ao palácio. O marido dela estava longe, lutando. Bem, Davi teve relações com ela e mais tarde ficou a saber que ela ia ter um bebé. Davi ficou preocupado e mandou que o chefe do seu exército, Joabe, pusesse Urias na frente da batalha para ser morto. Quando Urias morreu, Davi casou-se com Bate-Seba.


  Jeová ficou muito irado com Davi. Por isso, enviou seu servo Natã para falar-lhe sobre seus pecados. Pode ver ali Natã falando com Davi. Davi lamentou muito o que fez e, por isso, Jeová não o matou. Mas Jeová disse: "Visto que fez estas maldades, terá muitos apuros na sua casa." E quantos Davi teve!

  Primeiro, morreu o filho de Bate-Seba. Depois, o primogênito de Davi, Amnom, pegou sua irmã Tamar a sós e a obrigou a ter relações com ele. Absalão, filho de Davi, ficou tão zangado que matou Amnom. Mais tarde, Absalão obteve o favor de muitos e se proclamou rei. Por fim, Davi venceu a guerra contra Absalão, o qual foi morto. Sim, Davi teve muitos apuros.

  No ínterim, Bate-Seba teve outro filho, chamado Salomão. Quando Davi ficou velho e doente, seu filho Adonias tentou tornar-se rei. Em vista disso, Davi mandou que o sacerdote Zadoque derramasse óleo sobre a cabeça de Salomão, para mostrar que este ia ser rei. Pouco depois, Davi morreu aos 70 anos. Reinou 40 anos, mas, então, Salomão se tornou rei de Israel.



  2 Samuel 11:1-27 ;  12:1-18 ;  1 Reis 1:1-48

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Davi torna-se rei - história n:61



  Saul tentou de novo capturar Davi. Levou consigo 3 mil dos melhores soldados. Quando Davi soube disso, mandou espiões para saber onde Saul e seus homens se acampavam à noite. Daí, Davi perguntou a dois de seus homens: "Quem vai comigo ao acampamento de Saul?"

  "Eu vou", disse Abisai. Abisai era filho da irmã de Davi, Zeruia. Enquanto Saul e seus homens dormiam, Davi e Abisai foram quietinhos ao acampamento. Ali apanharam a lança e a moringa de Saul, do lado dele. Ninguém os viu nem ouviu, porque estavam dormindo.


  Vemos aqui Davi e Abisai.  Escaparam e subiram num morro. Davi gritou para o chefe do exército de Israel: "Abner, por que não protege seu senhor, o rei? Veja onde estão a lança e a moringa dele!"

  Saul despertou. Reconheceu a voz de Davi e perguntou: "É você, Davi?" Está vendo Saul e Abner lá em baixo?


  "Sim, meu senhor e rei", respondeu Davi. E perguntou: "Por que procura prender-me? O que fiz de mal? Aqui está a sua lança, ò rei. Mande um dos homens busca-la."

  "Agi mal", admitiu Saul. "Fiz tolice." Então Davi foi embora, e Saul voltou para casa. Mas Davi pensou: "Qualquer dia desses, Saul vai me matar. Vou fugir para a terra dos filisteus." E foi o que fez. Davi conseguiu enganar os filisteus, fazendo-os crer que estava do lado deles.

  Algum tempo depois, os filisteus foram lutar contra Israel. Na batalha, tanto Saul como Jonatã foram mortos. Davi ficou muito triste e compôs uma bela canção, que diz: "Estou triste por tua causa, meu irmão Jonatã. Como eu gostava de você!"

  Então, Davi voltou a Israel, à cidade de Hébron. Havia guerra entre os que escolheram o filho de Saul, Is-bosete, para ser rei, e os outros que queriam Davi. Por fim, os homens de Davi venceram. Davi tinha 30 anos quando se tornou rei. Governou por sete anos e meio em Hébron. Alguns dos filhos que lhe nasceram ali foram Amnom, Absalão e Adonias.

  Chegou o tempo de Davi e seus homens subirem para capturar uma bela cidade chamada Jerusalém. Joabe, outro filho da irmã de Davi, Zeruia, chefiou a luta. Davi o recompensou por torná-lo chefe do exército. Então, Davi começou a reinar em Jerusalém.



  1 Samuel 26:1-25 ;  27: 1-7 ;  31:1-6 ;
  2 Samuel 1:26 ;  3:1-21 ;  5:1-10 ;
  Crónicas 11:1-9

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Abigail e Davi - história n:60



  Sabe quem é a linda mulher que vem ao encontro de Davi? Ela se chama Abigail. Era uma mulher de bom senso, que impediu que Davi fizesse algo de mau. Mas, antes de entrarmos nisso, vejamos o que aconteceu com Davi.

  Depois de Davi ter fugido de Saul, escondeu-se numa caverna. Ali se juntaram a ele seus irmãos e os demais de sua família. Ao todo, chegaram-se a ele 400 homens, e Davi se tornou líder deles. Davi foi então ao rei de Moabe e disse: "Deixe meu pai e minha mãe ficar aqui, até eu ver o que vai acontecer comigo." Daí, Davi e seus homens esconderam-se nos morros.

  Foi então que Davi conheceu Abigail. O marido dela, Nabal, era rico. Tinha 3 mil ovelhas e mil cabras. Nabal era homem ruim. Mas a esposa dele, Abigail, era muito bonita. Sabia também o que era direito. Ela até mesmo salvou a família dela. Vejamos como.

  Davi e seus homens tinham sido bons para com Nabal. Ajudaram-lhe a proteger as ovelhas. Certo dia, Davi mandou alguns homens a Nabal, pedindo um favor. Eles chegaram a Nabal quando este e seus ajudantes tosquiavam ovelhas. Era dia de festa, e Nabal tinha muita coisa boa para comer. Os homens de Davi disseram: "Temos sido bons com você. Não roubamos nenhuma ovelha, mas ajudamos a cuidar delas. Por favor, dê-nos alguma comida."

  "Não vou dar comida a homens como vocês", disse Nabal. Ele falou mal de Davi. Quando os homens voltaram e contaram isso a Davi, ele ficou zangado. "Peguem suas espadas!" ordenou aos homens. E saíram para matar Nabal e os homens dele.

  Um dos homens de Nabal, ouvindo as palavras más dele, falou a Abigail sobre isso. Ela logo mandou aprontar comida. Carregou-a em jumentos e pôs-se a caminho. Encontrando-se com Davi, ela desceu do jumento, curvou-se e disse: "Por favor, não dê atenção ao meu marido Nabal. Ele é tolo e faz tolices. Aqui trago um presente. Por favor, pegue-o e perdoe-nos."

  "Você é sábia", respondeu Davi. "Impediu que eu matasse Nabal, para retribuir-lhe a sua ruindade. Vá para casa em paz." Mais tarde, morrendo Nabal, Abigail tornou-se uma das esposas de Davi.



  1 Samuel 22:1-4 ;  25:1-43

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Davi teve de fugir - história n:59



  Depois de Davi ter matado Golias, Abner, chefe do exército de Israel, o levou a Saul. Este se agradou de Davi. Fez dele chefe no exército e o levou à casa do rei.

  Mais tarde, voltando o exército da luta contra os filisteus, as mulheres cantaram: "Saul matou milhares, mas Davi matou dezenas de milhares." Saul ficou com ciúme, porque isso dava mais glória a Davi do que a Saul. Mas o filho de Saul, Jonatã, não ficou com ciúmes. Ele amava muito a Davi, e este também o amava. Os dois prometerem ser sempre amigos.

  Davi tocava bem a harpa e Saul gostava de sua musica. Certo dia, o ciúme de Saul o induziu a fazer algo horrível. Enquanto Davi tocava harpa, Saul atirou contra ele sua lança, dizendo: "Vou espetar Davi na parede!" Mas Davi se esquivou. Mais tarde, Saul tentou outra vez atingir Davi com a lança. Davi percebeu, assim, que tinha de ter cuidado.


  Lembra-se da promessa feita por Saul? Disse que daria sua filha em casamento ao homem que matasse Golias. Saul, finalmente, disse a Davi que podia levar sua filha Mical em troca por matar primeiro 100 filisteus. Imagine só! Saul esperava realmente que os filisteus matassem Davi. Mas não o fizeram, e Saul teve de dar sua filha como esposa a Davi.

  Um dia, Saul disse a Jonatã e a todos os seus servos que queria matar Davi. Jonatã disse ao pai: "Não faça mal a Davi. Ele nunca lhe fez nenhum mal. Ao contrário, tudo o que fez foi de ajuda para você. Arriscou a vida para matar Golias, e você se alegrou com isso."

  Saul prometeu então não ferir Davi. Davi retornou e serviu a Saul, assim como antes. Certo dia, porém, enquanto Davi tocava, Saul atirou novamente a lança contra ele. Davi se esquivou e a lança atingiu a parede. Foi a terceira vez! Davi sabia então que tinha de fugir.

  Á noite, Davi foi para a sua casa. Mas Saul mandou homens para matá-lo. Mical soube disso. Assim, ela disse a Davi: "Se não fugir agora, amanhã será morto." Naquela noite, Mical ajudou Davi escapar pela janela. Por sete anos, Davi teve de se esconder em diversos lugares, para que Saul não o achasse.



  1 Samuel 18:1-30 ;  19:1-18

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Davi e Golias - história n:58



  Os Filisteus foram novamente lutar contra Israel. Os três irmãos mais velhos de Davi estavam no exército de Saul. Certo dia, Jessé disse a Davi: "Leve cereais e pão aos seus irmãos. Veja como estão passando."

  Chegando ao acampamento do exército, Davi correu até à linha de batalha para procurar seus irmãos. O gigante filisteu Golias apareceu para zombar dos israelitas. Fez isso cada manhã e cada tardinha, por 40 dias. Ele clamou: "Escolham um homem para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, seremos seus escravos. Mas, se eu vencer e o matar, vocês serão nossos escravos. Desafio vocês a escolherem alguém para lutar comigo."

  Davi perguntou aos soldados: "O que ganhará o homem que matar este filisteu e livrar Israel da vergonha?"

  "Saul dará ao homem muitas riquezas", disse um soldado. "E ele lhe dará sua filha em casamento."

  Mas todos os israelitas estavam com medo de Golias porque ele era muito grande. Tinha uns três metros de altura, e tinha outro soldado para carregar-lhe o escudo.

  Alguns soldados foram contar ao Rei Saul que Davi queria lutar contra Golias. Mas Saul disse a Davi: "Não pode lutar contra este filisteu. Você é apenas um rapaz, e ele foi toda a vida soldado." Davi respondeu: "Matei um urso e um leão que haviam levado ovelhas de meu pai. E este filisteu será como um deles. Jeová me ajudará." Saul disse então: "Vá, e Jeová esteja com você."

  Davi desceu a um riacho para apanhar cinco pedras lisas, que pôs na sua bolsa. Depois tomou a funda e foi ao encontro do gigante. Vendo-o Golias, quase não acreditou. Achou que era fácil matar Davi.

  "Venha para cá", disse Golias, "e eu vou dar seu cadáver às aves e aos animais", Mas Davi disse: "Você vem a mim com espada, lança e dardo, mas eu o enfrento no nome de Jeová. Hoje, Jeová entregará você na minha mão e eu o golpearei."


  Então, Davi correu em direção a Golias. Tirou uma pedra da bolsa, colocou-a na sua funda e atirou-a com toda a força. A pedra atingiu Golias bem na cabeça, e ele caiu morto! Vendo os filisteus que seu campeão havia caído, todos fugiram. Os israelitas correram atrás deles e venceram a batalha.



  1 Samuel 17:1-54
 

 
 

terça-feira, 2 de maio de 2017

Deus escolhe Davi - história n:57



  Está vendo o que aconteceu? O rapaz salvou esta ovelhinha das garras do urso. O urso pegou a ovelhinha e ia devorá-la. Mas o rapaz correu atas deles e salvou a ovelhinha da boca do urso. E quando o urso se ergueu, o rapaz o agarrou e matou! Em outra ocasião, ele salvou uma ovelha das garras dum leão. Não era valente este rapaz? Sabe quem é?

  É o jovem Davi. Ele morava na cidade de Belém. Seu avô era Obede, filho de Rute e Boaz. Lembra-se deles? E o pai de Davi era Jessé, Davi cuidava das ovelhas de seu pai. Ele nasceu 10 anos depois de Jeová ter escolhido Saul como rei.

  Certa vez, Jeová disse a Samuel: "Tome um pouco de óleo especial e vá a casa de Jessé, em Belém. Escolhi um de seus filhos para ser rei." Vendo Samuel o filho mais velho de Jessé, Eliabe, ele disse para si mesmo: "Este deve ser o escolhido por Jeová." Mas Jeová lhe disse: "Não considere quão alto e belo ele é. Não o escolhi como rei."

  Assim, Jessé apresentou seu filho Abinadabe a Samuel. Mas Samuel disse: "Não, Jeová tampouco o escolheu." A seguir, Jessé apresentou seu filho Samá. "Não, tampouco a este escolheu Jeová", disse Samuel. Jessé trouxe sete de seus filhos a Samuel, mas Jeová não escolheu nenhum deles. "Estes são todos?" perguntou Samuel.

  "Ainda há o mais moço", disse Jessé. "Mas ele está lá fora, cuidando das ovelhas." Chegando Davi, Samuel viu que era um rapaz bonito. "É este", disse Jeová. "Derrame óleo sobre ele." E Samuel fez isso. Mais tarde, Davi tornou-se rei de Israel.

  Não perca a próxima história de Davi o rei.



  1 Samuel 17:34, 35 ;  16:1-13