domingo, 14 de maio de 2017

Apuros na casa de Davi - história n:62



  Depois de Davi ter começado a reinar em Jerusalém, Jeová lhe deu muitas vitórias sobre os inimigos. Jeová tinha prometido dar a terra de Canaã aos israelitas. E então, com a ajuda Dele, toda a terra que lhes foi prometida finalmente se tornou deles.

  Davi era bom governante. Amava a Jeová. Por isso, uma das primeiras coisas que fez após capturar Jerusalém foi levar para lá a arca do pacto de Jeová. E ele queria construir um belo templo para ela.

  Quando Davi ficou mais velho, cometeu um sério erro. Sabia que era errado tomar algo que pertencia a outro. Mas, certa noitinha, quando estava no terraço de seu palácio, viu mais em baixo uma bela mulher. O nome dela era Bate-Seba, e o marido dela era um soldado chamado Urias.

  Davi queria tanto Bate-Seba, que mandou traze-la ao palácio. O marido dela estava longe, lutando. Bem, Davi teve relações com ela e mais tarde ficou a saber que ela ia ter um bebé. Davi ficou preocupado e mandou que o chefe do seu exército, Joabe, pusesse Urias na frente da batalha para ser morto. Quando Urias morreu, Davi casou-se com Bate-Seba.


  Jeová ficou muito irado com Davi. Por isso, enviou seu servo Natã para falar-lhe sobre seus pecados. Pode ver ali Natã falando com Davi. Davi lamentou muito o que fez e, por isso, Jeová não o matou. Mas Jeová disse: "Visto que fez estas maldades, terá muitos apuros na sua casa." E quantos Davi teve!

  Primeiro, morreu o filho de Bate-Seba. Depois, o primogênito de Davi, Amnom, pegou sua irmã Tamar a sós e a obrigou a ter relações com ele. Absalão, filho de Davi, ficou tão zangado que matou Amnom. Mais tarde, Absalão obteve o favor de muitos e se proclamou rei. Por fim, Davi venceu a guerra contra Absalão, o qual foi morto. Sim, Davi teve muitos apuros.

  No ínterim, Bate-Seba teve outro filho, chamado Salomão. Quando Davi ficou velho e doente, seu filho Adonias tentou tornar-se rei. Em vista disso, Davi mandou que o sacerdote Zadoque derramasse óleo sobre a cabeça de Salomão, para mostrar que este ia ser rei. Pouco depois, Davi morreu aos 70 anos. Reinou 40 anos, mas, então, Salomão se tornou rei de Israel.



  2 Samuel 11:1-27 ;  12:1-18 ;  1 Reis 1:1-48

Sem comentários:

Enviar um comentário