sexta-feira, 5 de maio de 2017

Davi teve de fugir - história n:59



  Depois de Davi ter matado Golias, Abner, chefe do exército de Israel, o levou a Saul. Este se agradou de Davi. Fez dele chefe no exército e o levou à casa do rei.

  Mais tarde, voltando o exército da luta contra os filisteus, as mulheres cantaram: "Saul matou milhares, mas Davi matou dezenas de milhares." Saul ficou com ciúme, porque isso dava mais glória a Davi do que a Saul. Mas o filho de Saul, Jonatã, não ficou com ciúmes. Ele amava muito a Davi, e este também o amava. Os dois prometerem ser sempre amigos.

  Davi tocava bem a harpa e Saul gostava de sua musica. Certo dia, o ciúme de Saul o induziu a fazer algo horrível. Enquanto Davi tocava harpa, Saul atirou contra ele sua lança, dizendo: "Vou espetar Davi na parede!" Mas Davi se esquivou. Mais tarde, Saul tentou outra vez atingir Davi com a lança. Davi percebeu, assim, que tinha de ter cuidado.


  Lembra-se da promessa feita por Saul? Disse que daria sua filha em casamento ao homem que matasse Golias. Saul, finalmente, disse a Davi que podia levar sua filha Mical em troca por matar primeiro 100 filisteus. Imagine só! Saul esperava realmente que os filisteus matassem Davi. Mas não o fizeram, e Saul teve de dar sua filha como esposa a Davi.

  Um dia, Saul disse a Jonatã e a todos os seus servos que queria matar Davi. Jonatã disse ao pai: "Não faça mal a Davi. Ele nunca lhe fez nenhum mal. Ao contrário, tudo o que fez foi de ajuda para você. Arriscou a vida para matar Golias, e você se alegrou com isso."

  Saul prometeu então não ferir Davi. Davi retornou e serviu a Saul, assim como antes. Certo dia, porém, enquanto Davi tocava, Saul atirou novamente a lança contra ele. Davi se esquivou e a lança atingiu a parede. Foi a terceira vez! Davi sabia então que tinha de fugir.

  Á noite, Davi foi para a sua casa. Mas Saul mandou homens para matá-lo. Mical soube disso. Assim, ela disse a Davi: "Se não fugir agora, amanhã será morto." Naquela noite, Mical ajudou Davi escapar pela janela. Por sete anos, Davi teve de se esconder em diversos lugares, para que Saul não o achasse.



  1 Samuel 18:1-30 ;  19:1-18

Sem comentários:

Enviar um comentário