quinta-feira, 11 de maio de 2017

Davi torna-se rei - história n:61



  Saul tentou de novo capturar Davi. Levou consigo 3 mil dos melhores soldados. Quando Davi soube disso, mandou espiões para saber onde Saul e seus homens se acampavam à noite. Daí, Davi perguntou a dois de seus homens: "Quem vai comigo ao acampamento de Saul?"

  "Eu vou", disse Abisai. Abisai era filho da irmã de Davi, Zeruia. Enquanto Saul e seus homens dormiam, Davi e Abisai foram quietinhos ao acampamento. Ali apanharam a lança e a moringa de Saul, do lado dele. Ninguém os viu nem ouviu, porque estavam dormindo.


  Vemos aqui Davi e Abisai.  Escaparam e subiram num morro. Davi gritou para o chefe do exército de Israel: "Abner, por que não protege seu senhor, o rei? Veja onde estão a lança e a moringa dele!"

  Saul despertou. Reconheceu a voz de Davi e perguntou: "É você, Davi?" Está vendo Saul e Abner lá em baixo?


  "Sim, meu senhor e rei", respondeu Davi. E perguntou: "Por que procura prender-me? O que fiz de mal? Aqui está a sua lança, ò rei. Mande um dos homens busca-la."

  "Agi mal", admitiu Saul. "Fiz tolice." Então Davi foi embora, e Saul voltou para casa. Mas Davi pensou: "Qualquer dia desses, Saul vai me matar. Vou fugir para a terra dos filisteus." E foi o que fez. Davi conseguiu enganar os filisteus, fazendo-os crer que estava do lado deles.

  Algum tempo depois, os filisteus foram lutar contra Israel. Na batalha, tanto Saul como Jonatã foram mortos. Davi ficou muito triste e compôs uma bela canção, que diz: "Estou triste por tua causa, meu irmão Jonatã. Como eu gostava de você!"

  Então, Davi voltou a Israel, à cidade de Hébron. Havia guerra entre os que escolheram o filho de Saul, Is-bosete, para ser rei, e os outros que queriam Davi. Por fim, os homens de Davi venceram. Davi tinha 30 anos quando se tornou rei. Governou por sete anos e meio em Hébron. Alguns dos filhos que lhe nasceram ali foram Amnom, Absalão e Adonias.

  Chegou o tempo de Davi e seus homens subirem para capturar uma bela cidade chamada Jerusalém. Joabe, outro filho da irmã de Davi, Zeruia, chefiou a luta. Davi o recompensou por torná-lo chefe do exército. Então, Davi começou a reinar em Jerusalém.



  1 Samuel 26:1-25 ;  27: 1-7 ;  31:1-6 ;
  2 Samuel 1:26 ;  3:1-21 ;  5:1-10 ;
  Crónicas 11:1-9

Sem comentários:

Enviar um comentário