terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Salvo o menino Moisés - história n:28



  Veja o menino chorando e segurando o dedo da moça. Ele é Moisés. Sabe quem é a moça bonita? Ela é uma princesa egípcia, a filha de Faraó.

  A mãe de Moisés o escondeu até os três meses de idade porque não quis que ele fosse morto pelos egípcios. Mas , visto que Moisés podia ser achado, ela fez o seguinte para salva-lo.

  Pegou um cesto e o preparou para não entrar água. Daí, pôs Moisés nele e colocou o cesto na grama alta ao longo do rio Nilo. A irmã de Moisés, Miriã, ficou vigiando por perto.

  A filha de Faraó desceu ao rio Nilo para tomar banho. De repente, viu o cesto. Chamou uma das suas servas: "Vai buscar aquele cesto." Quando a princesa abriu o cesto, viu um belo menino. O pequeno Moisés estava chorando, e a princesa teve pena dele. Não quis que ele fosse morto.

  Então apareceu Miriã. Pode vê-la aqui no desenho. Miriã perguntou à filha de Faraó: "Quer que eu vá buscar uma mulher israelita como babá para o neném?"

  "Quero", disse a princesa.

  Miriã correu depressa para contar isso à mãe. Quando a mãe de Moisés chegou à princesa, esta disse: "Tome o menino e cuide dele para mim, e eu lhe pagarei."

  Assim, a mãe de Moisés cuidou do seu próprio filho. Depois, quando Moisés já era mais crescido, levou-o á filha de Faraó, que o adotou como seu próprio filho. Foi assim que Moisés passou a ser criado na casa de Faraó.


  Êxodo 2:1-10

Um rei mau reina no Egito - história n:27



  Os homens que vê aqui estão obrigando o povo a trabalhar. Veja aquele que está batendo num dos trabalhadores! Os que trabalham são da família de Jacó, chamados israelitas. E quem os obriga a trabalhar são os egípcios. Os israelitas tornaram-se escravos dos egípcios. Como aconteceu isso?

  Por muitos anos, a grande família de Jacó viveu em paz no Egito. José, o homem mais importante do Egito, depois de Faraó, o rei, cuidava deles. Mas José morreu. E um novo Faraó que não gostava dos israelitas tornou-se rei do Egito.

   Esse mau Faraó fez dos israelitas escravos. Encarregou deles homens ruis e cruéis. Eles obrigavam os israelitas a construir cidades para Faraó. Mas os israelitas aumentaram em número. E então os egípcios ficaram com medo de que os israelitas se tornassem muitos e ficassem muito fortes.


  Sabe o que o Faraó fez? Falou às mulheres que ajudavam as mães israelitas a ter bebês, dizendo-lhes: "Vocês têm de matar todo menino que nascer." Mas as mulheres eram boas e não mataram os meninos.

  Por isso, Faraó mandou a todo o seu povo: 2Peguem os meninos israelitas e matem-nos. Só as meninas podem viver." Que coisa horrível! Vejamos como um dos meninos foi salvo. Não perca a próxima história.


  Êxodo 1:6-22

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Jó é fiel a Deus - história n.26



  Tem pena deste homem doente? Seu nome é Jó e a mulher é sua esposa. Sabe o que ela está dizendo a Jó? "Amaldiçoe a Deus e morra." Vejamos por que ela disse isso, e por que Jó sofreu tanto.

  Jó era um homem fiel que obedecia a Jeová. Vivia na terra de Uz, perto de Canaã. Jeová amava muito a Jó, mas alguém o odiava. Sabe quem?

  Era Satanás, o Diabo. Lembre-se de que Satanás é o anjo mau que odeia a Jeová. Ele conseguiu fazer Adão e Eva desobedecer a Jeová, e pensava poder fazer com que todas as outras pessoas também desobedecessem. Mas ele pôde fazer isso? Não. Pense nos muitos homens e mulheres fieis sobre os quais já aprendemos. Os nomes de quantos sabe dizer?

  Após a morte de Jacó e José no Egito, Jó era o mais fiel a Jeová, em toda a Terra. Jeová quis que Satanás soubesse que não podia tornar todos maus, e por isso disse: "Veja Jó. Veja como ele é fiel a mim."

  "Ele é fiel", replicou Satanás, "porque o abençoou e ele tem muitas coisas boas. Mas tire tudo dele, e ele o amaldiçoará.

  Jeová disse então: "Está bem. Tire tudo dele. Fã Jó todo o mal que quiser. Veremos se ele me amaldiçoará. Apenas não pode matá-lo."

  Primeiro, Satanás fez com que homens roubassem o gado e os camelos de Jó, e as ovelhas dele foram mortas. Depois matou os 10 filhos e filhas num temporal. A seguir, Satanás atacou Jó com esta terrível doença. Jó sofreu muito. Foi por isso que sua esposa lhe disse: "Amaldiçoe a Deus e morra." Mas Jó se negou a fazer isso. Vieram também três falsos amigos, dizendo que ele havia levado uma vida ruim. Mas Jó continuou fiel.

  Isso alegrou muito a Jeová, que depois abençoou a Jó, como pode ver no desenho. Ele o curou de sua doença. Jó teve mais 10 belos filhos, e duas vezes mais gado, ovelhas e camelos do que antes.


  Você será sempre fiel a Jeová, assim como Jó? Se for, Deus também o abençoará. Poderá viver para sempre, quando a Terra se tornar tão linda como o jardim do Éden.


  Jó 1:1-22 ; 2:1-13 ;  42:10-17

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Mudança para o Egito - história n:25


  José não conseguiu mais se controlar. Mandou que todos os servos saíssem da sala. Então, sozinho com os irmãos, José começou a chorar. Podemos imaginar a surpresa de seus irmãos, pois não sabiam por que ele chorava. Por fim, ele disse: "Sou José. Meu pai ainda vive?"

  Seus irmãos ficaram tão surpresos, que nem podiam falar. Ficaram com medo. Mas José disse: "Cheguem mais perto." Então lhes disse: "Sou seu irmão José, a quem vocês venderam ao Egito."

  José continuou a falar de modo bondoso: "Não se culpem por me terem vendido. Foi realmente Deus quem me enviou ao Egito, para salvar a vida de pessoas. Faraó me fez governante de todo o país. Portanto, voltem depressa a meu pai e contem-lhe tudo. E digam-lhe que venha morar aqui."

  José abraçou então seus irmãos e beiju a todos eles. Quando Faraó soube que os irmãos de José tinham chegado, mandou dizer-lhe: "Que levem carroças e vão buscar seu pai e suas famílias. Eu vou dar-lhes a melhor terra do Egito."

  Foi o que fizeram. Aqui pode ver José encontrar-se com seu pai, quando ele foi ao Egito com toda a sua família.~



  A família de Jacó tinha ficado muito grande. Foram 70 os que se mudaram para o Egito, inclusive Jacó, seus filhos e seus netos. Mas também as esposas e provavelmente muitos servos. Eles ficaram assim no Egito. Eram chamados de israelitas, porque Deus tinha mudado o nome de Jacó para Israel. Os israelitas passaram a ser um povo muito especial para Deus, conforme veremos mais adiante.


  Gênesis 45:1-28 ;  46:1-27

sábado, 25 de fevereiro de 2017

José testa seus irmãos - história n:24



 José quis saber se seus 10 irmãos mais velhos ainda eram ruis e duros. Por isso ele disse: "Vocês são espiões. Vieram para descobrir as fraquezas de nosso país."

  "Não, não somos", responderam. "Somos homens honestos. Todos somos irmãos. Éramos 12, mas um já não existe e o mais moço ficou em casa, com o pai."

  José fingiu não acreditar neles. Reteve o irmão Simeão como preso, deixando os outros levar mantimentos e voltar para casa. Mas ordenou-lhes: "Quando voltarem, terão de trazer seu irmão mais moço."

  Voltando a Canaã, os irmãos contaram tudo ao pai Jacó. Este ficou muito triste. "José já não existe", clamou, "e agora Simeão já não existe. Não deixarei que levem meu filho mais moço, Benjamim." Mas quando a comida acabou, Jacó de deixar que levassem Benjamim ao Egito, para conseguir mantimentos.

  José viu então seus irmãos chegar. Sentiu-se muito feliz de ver seu irmão caçula Benjamim. Mas nenhum deles sabia que esse homem importante era José.. José fez então algo para testar seus 10 meios-irmãos.

  Mandou que seus servos lhes enchessem as sacas de mantimentos. Mas, sem ninguém saber, mandou também pôr um cálice de prata na saca de Benjamim. Depois de partirem, José mandou seus servos atrás deles. Alcançando-os, os servos disseram: "Por que furtaram o cálice de prata de nosso amo?"

  "Não furtamos o cálice dele", responderam os irmãos. "Se acharem o cálice com um de nós, podem matá-lo."

  Os servos revistaram então todas as sacas e encontraram o cálice na saca do Benjamim, como pode ver aqui. Disseram: "Os outros podem ir, mas Benjamim tem de vir conosco." O que fizeram então os 10 meios-irmãos?

  Todos voltaram com Benjamim à casa de José. Este disse aos seus irmãos: "Vocês todos podem ir para casa, mas Benjamim terá de ficar como meu escravo."

  Então falou Judá: "Se eu voltar para casa sem o rapaz, meu pai vai morrer, porque o ama muito. Por favor, deixe que eu fique como seu escravo e mande o rapaz para casa."

  José viu assim que seus irmãos haviam mudado. Não eram mais ruins e duros. Vejamos o que ele fez então na próxima história.


  Gênesis 42:9-38 ;  43:1-34 ;  44:1-34

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Os sonhos de Faraó - história n:23




  Passaram-se dois anos, nos quais José continuou na prisão. O copeiro não se lembrou dele. Daí, certa noite, Faraó teve dois sonhos especiais e quis saber o que significavam. Vê aqui como ele está dormindo? Na manhã seguinte, Faraó chamou seus sábios e falou-lhes sobre o que tinha sonhado. Mas eles não lhe puderam contar o significado dos sonhos.

  Então, por fim, o copeiro se lembrou de José. Ele disse a Faraó: "Quando estava na prisão, havia ali um homem que podia interpretar sonhos." Faraó mandou logo trazer José da prisão.

  Faraó contou a José seus sonhos: "Vi sete vacas gordas e belas. Depois vi sete vacas muito magras e esqueléticas. E as magras comeram as gordas.

  "No segundo sonho, vi sete espigas cheias e maduras numa só haste. Depois, vi sete espigas finas e murchas. E as espigas finas começaram a engolir as sete espigas boas."

  José disse a Faraó: "Os dois sonhos significam a mesma coisa. As sete vacas gordas e as sete espigas cheias significam sete anos, e as sete vacas magras e as sete espigas finas significam outros sete anos. Haverá sete anos de muito alimento no Egito. Depois haverá sete anos em que pouquíssimos alimentos crescerão."

  Daí, José disse a Faraó: "Escolhe um homem sábio e encarrega-o de recolher mantimentos durante os sete anos bons. Assim, o povo não passará fome nos sete anos maus que seguirão, quando haverá colheitas escassas."

  Faraó gostou da ideia. E ele escolheu José para recolher os mantimentos e armazená-los. Depois de Faraó, José ficou sendo o homem mais importante do Egito.

  Oito anos mais tarde, durante a fome, José viu chegar certos homens. Sabe quem eram? Eram seus 10 irmãos mais velhos! Seu pai, Jacó, os mandou ao Egito, porque não havia mais comida em Canaã. José reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram. Sabe por quê? Porque José já era mais velho e estava vestido de modo diferente.

  José lembrou-se de que, quando era rapaz, havia sonhado que seus irmãos viriam curvar-se diante dele. Lembram-se disso? Por isso, José entendeu que foi Deus que o tinha enviado ao Egito, e por um bom motivo. O que acha que José fez? Vejamos na próxima história.


  Gênesis 41:1-57 ;  42:1-8 ;  50:20

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

José é lançado na prisão - história n:22



  José tinha apenas 17 anos quando foi levado ao Egito. Ali foi vendido a um homem chamado Potifar. Potifar trabalhava para o rei do Egito, chamado Faraó.

  José trabalhava muito para seu amo, Potifar. Por isso, quando José ficou mais velho, Potifar o encarregou de toda a sua casa. Então, por que vemos ali José na prisão? Por causa da mulher de Potifar.

  José havia se tornado um homem bonito, e a mulher de Potifar queria deitar-se com ele. José sabia que isso era errado e não o fez. A mulher de Potifar ficou zangada. Por isso, mentiu depois ao marido, dizendo: "Esse mau José tentou deitar-se comigo!" Potifar acreditou nela e zangou-se com José. Mandou lança-lo na prisão.

  O carcereiro logo viu que José era um homem bom. Por isso, encarregou-o de todos os outros presos. Depois, Faraó ficou zangado com seu copeiro e seu padeiro, mandando prende-los. Certa noite, ambos tiveram um sonho especial, mas não sabiam o que seus sonhos significavam. No dia seguinte, José disse: "Contem-me seus sonhos." Então José com a ajuda de Deus, explicou-lhes o significado de seus sonhos.

  José disse ao copeiro: "Em três dias, você vai ficar livre e vai tornar-se novamente copeiro de Faraó." Depois acrescentou: "Quando sair, fale a Faraó sobre mim, e ajude-me a sair deste lugar." Mas , ao padeiro, José disse: " Em três dias, Faraó lhe cortará a cabeça."

  Em três dias, aconteceu assim como José disse. Faraó mandou cortar a cabeça do padeiro. O copeiro, porém, foi liberto e passou a servir de novo o rei. Mas ele se esqueceu de José! Não falou sobre ele a Faraó, e José continuou preso.

  Não perca a continuação da história.


  Gênesis 39:1-23 ;  40:1-23

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

José é odiado pelos irmãos - história n:21



  Veja quão triste e abatido está este rapaz. É José. Seus irmãos acabam de vende-lo aos homens que vão para o Egito. Ali José será escravo. Por que fizeram seus meios-irmãos essa maldade? Porque estavam com ciúmes de José.

  Seu pai, Jacó, gostava muito de José. Mostrou-lhe seu agrado por mandar fazer para ele uma bela capa comprida. Quando seus 10 irmãos mais velhos viram quanto Jacó amava José, ficaram com ciúme e passaram a odiar José. Mas havia mais um motivo para seu ódio.

  José teve dois sonhos. Em ambos, seus irmãos se curvavam diante dele. Quando José contou aos irmãos esses sonhos, eles ficaram com mais ódio ainda.

  Certo dia, quando os irmãos mais velhos de José pastoreavam as ovelhas de seu pai, Jacó pediu que José fosse ver como eles estavam passando. Quando os irmãos de José o viram chegar, alguns deles disseram: "Vamos mata-lo!" Mas Rubem, o mais velho, disse: "Não, não façam isso!" No entanto, eles pegaram José e o jogaram dentro de um poço seco. Depois sentaram-se para decidir o que fazer.

  Nessa hora, surgiram alguns ismaelitas. Judá disse aos seus meios-irmãos: "Vamos vende-lo aos ismaelitas." E foi o que fizeram. Venderam José por 20 moedas de prata. Como isso era maldoso e injusto!

  O que os irmãos iam dizer ao pai? Eles mataram um cabrito e mergulharam a bela capa de José no sangue do cabrito. Depois levaram a capa para casa, a seu pai, Jacó, e disseram: "Encontramos isto. Veja se não é a capa de José."

  Jacó viu que era. Ele clamou: "Algum animal selvagem deve ter matado José!" E era isso mesmo que os irmãos de José queriam que seu pai pensasse. Jacó ficou muito triste. Chorou por muitos dias. Mas José não estava morto. Vejamos o que aconteceu com ele lá para onde o levaram.

  Nao perca a próxima história.


  Gênesis 37:1-35

Diná fica em apuros - história n: 20



  Está vendo a quem Diná está indo visitar? Ela está indo visitar algumas moças da terra de Canaã. Seu pai, Jacó, se agrada disso? Para responder, procure lembrar-se do que Abraão e Isaque pensavam das moças de Canaã.

  Queria Abraão que seu filho Isaque se casasse com uma cananeia? Não. Queriam Isaque e Rebeca que seu filho Jacó se casasse com uma moça cananeia? Não. Sabe por que não?

  Era porque as pessoas de Canaã adoravam deuses falsos. Não eram pessoas boas para ter como marido ou esposa, e não eram gente boa para ter como amigos. Por isso, podemos ter certeza de que Jacó não gostou de que sua filha fez amizade com essas moças cananeias.

  E Diná ficou mesmo em apuros. Está vendo aquele homem cananeu, no desenho, que está olhando para Diná? O nome dele é Siquém. Um dia, quando Diná foi visitar suas amigas, Siquém pegou Diná e forçou-a a se deitar com ele. Isso era errado, porque só os casados entre si podem deitar-se juntos. Essa maldade que Siquém fez a Diná causou muito mais dificuldade.

  Quando os irmãos de Diná souberam disso, ficaram muito zangados. Dois deles, Simeão e Levi, ficaram tão zangados que pegaram espadas, entraram na cidade e apanharam os homens de surpresa. Eles e seus irmãos mataram Siquém e todos os outros homens. Jacó irou-se por causa do mal que seus filhos fizeram.

  Como começou tudo isso? Começou porque Diná ficou amiga de gente que não obedeciam às leis de Deus. Nós não queremos ter amigos assim, não é verdade?


Gênesis 34:1-31

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A grande familia de Jacó - história n:19




  Veja só esta grande família. Estes são os 12 filhos de Jacó. E ele também tinha filhas. Sabe os nomes dos filhos dele? Vamos aprender alguns deles.

  Leia deu á luz Rubem, Simeão, Levi e Judá. Quando Raquel viu que não ia ter filhos, ficou muito triste. Por isso, entregou a Jacó sua serva Bila, e Bila teve dois filhos, chamados Dã e Naftali. Leia entregou então sua serva Zilpa a Jacó e Zilpa deu à luz Gade e Aser. Por fim, Leia teve mais dois filhos, Issacar e Zebulão.

  Raquel, finalmente, também teve um filho. Deu-lhe o nome de José. Depois vamos saber muito mais sobre José, porque ele se tornou muito importante. Esses foram os 11 filhos que nasceram a Jacó enquanto morava com Labão, pai de Raquel.

  Jacó tinha também filhas, mas a Bíblia só dá o nome de uma. Chamava-se Diná.

  Chegou a hora de Jacó decidir deixar Labão e voltar a Canaã. Ele ajuntou sua grande família, seus grandes rebanhos de ovelhas e suas manadas de gado, e iniciou a viagem.

  Quando Jacó e sua família já estavam de volta em Canaã, Raquel teve outro filho. Isto aconteceu numa viagem. Foi difícil para Raquel, e ela morreu ao ter o filho. Mas o menino estava bem. Jacó deu-lhe o nome de Benjamim.

  Queremos lembrar os nomes dos 12 filhos de Jacó, porque deles descendeu toda a nação de Israel. De fato, as 12 tribos de Israel levam o nome dos 10 filhos de Jacó e de dois filhos de José. Isaque viveu ainda muito depois do nascimento desses meninos, e deve ter ficado feliz com tantos netos. Mas vejamos o que aconteceu com sua neta Diná na próxima história.


  Gênesis 29:32-35 ;  30:1-26 ;  35:16-19 ;  37:35

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Jacó vai a Harã - história n:18




  Sabe que são estes homens que conversam com Jacó? Depois de viajar por muitos dias, Jacó encontrou-se com eles junto a uma fonte. Eram pastores de ovelhas. Jacó perguntou: "De onde vocês são?"

  Responderam: "De Harã."

  "Conhecem Labão?" perguntou Jacó.

  "Sim", responderam. " Lá vem a filha dele, Raquel, com o rebanho de ovelhas." Está vendo ali Raquel chegando?

  Quando Jacó viu Raquel com as ovelhas de seu tio Labão, retirou a pedra de cima do poço, para que as ovelhas pudessem beber. Daí, Jacó beijou Raquel e lhe disse quem era. Ela ficou muito emocionada e voltou para cas, para contar isso ao seu pai Labão.

  Labão tinha muito prazer em que Jacó ficasse com ele. E quando Jacó pediu Raquel em casamento, Labão se alegrou. Mas pediu que Jacó trabalhasse sete anos nos seus campos, em troca de Raquel. Jacó fez isso, porque amava muito a Raquel. Na hora do casamento, porém, sabe o que aconteceu?

  Labão deu a Jacó sua filha mais velha, Leia, em vez de Raquel. Quando Jacó concordou em trabalhar mais sete anos para Labão, este lhe deu também Raquel por esposa. Naqueles tempos, Deus permitia que os homens tivessem mais de uma mulher. Mas agora, conforme a Bíblia mostra, o homem deve ter apenas uma esposa.


  Gênesis 29:1-30

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Gêmeos que eram diferentes - história n:17







  Os dois meninos, aqui, são bastante diferentes, não são? sabe como se chamavam? O caçador é Esaú, e o menino que cuida de ovelhas é Jacó.

  Esaú e Jacó eram filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. O pai, Isaque, gostava muito de Esaú, porque era bom caçador e trazia coisas para a família comer. Mas Rebeca gostava mais de Jacó, porque era um menino quieto e mansinho.

  O avô Abraão ainda vivia, e podemos imaginar quanto Jacó gostava de escutá-lo falar sobre Jeová. Abraão, por fim morreu aos 175 anos de idade, quando os gêmeos tinham 15 anos.
Quando Esaú tinha 40 anos, casou-se com duas moças da terra de Canaã. Isso entristeceu Isaque e Rebeca, porque essas mulheres não adoravam a Jeová.

  Daí, certo dia, aconteceu algo que fez Esaú zangar-se muito com seu irmão Jacó. Havia chegado o tempo em que Isaque devia abençoar o filho mais velho. Já que Esaú era mais velho do que Jacó ele esperava receber essa bênção. Mas Esaú já havia antes vendido a Jacó o direito de receber a bênção. Também, quando os dois nasceram, Deus disse que Jacó ia receber a bênção. E foi assim que aconteceu. Isaque deu a bênção ao seu filho Jacó.

  Depois, quando Esaú soube disso, ficou zangado com Jacó. Ficou tão zangado que disse que ia matar Jacó. Quando Rebeca soube disso, ficou muito preocupada. Ela disse ao seu marido, Isaque: "Será horrível se Jacó também se casar com uma moça de Canaã."

  Assim, Isaque chamou Jacó e lhe disse: "Não se case com uma moça de Canaã. Antes, vá até a casa de seu avô Betuel, em Harã. Case-se com uma das filhas do filho dele, Labão."
  Jacó obedeceu ao seu pai e fez logo a grande viagem até Harã, onde moravam seus parentes.

  Não perca a próxima história.


  Gênesis 25:5-11,  20-34 ;  26:34, 35 ;  27:1-46 ;  28:1-5 ;  Hebreus 12:16, 17
 

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Isaque obtém uma boa esposa - história n:16




  Sabe quem é a moça neste desenho? O nome dela é Rebeca. E o homem que vai ao seu encontro é Isaque. Ela vai tornar-se esposa dele. Como aconteceu isso?

  Acontece que Abraão, pai de Isaque, queria uma boa esposa para seu filho. Não queria que Isaque se casasse com uma mulher de Canaã, porque aquelas pessoas adoravam deuses falsos. Por isso, Abraão chamou seu servo e disse: "Quero que volte para lá onde moram seus parentes, em Harã, e busque uma esposa para meu filho Isaque."

  O servo de Abraão tomou logo dez camelos e fez a longa viagem. Chegando perto do lugar onde moravam os parentes de Abraão, ele parou junto a uma fonte. Já era tardinha, hora em que as mulheres da cidade iam buscar água. O servo de Abraão orou então a Jeová: "Faça com que a moça que apanhar água para mim e meus camelos seja aquela que escolheu como esposa para Isaque."

  Pouco depois, Rebeca foi buscar água. Quando o servo pediu que lhe desse de beber, ela o atendeu. Daí, ela foi e tirou bastante água para todos os camelos sedentos. Era muito trabalho, porque os camelos bebem bastante água.

  Quando Rebeca acabou, o servo de Abraão lhe perguntou como se chamava seu pai. Perguntou também se podia pernoitar na casa deles. Ela respondeu: "Meu pai é Betuel, e há lugar para você pernoitar conosco." O servo de Abraão sabia que Betuel era o filho do irmão de Abraão, Naor. Por isso, ajoelhou-se e agradeceu a Jeová por guiá-lo até aos parentes de Abraão.

  Naquela noite, o servo de Abraão contou a Betuel e ao irmão de Rebeca, Labão, por que havia ido lá. Ambos concordaram que Rebeca fosse com ele . e se casasse com Isaque. O que respondeu Rebeca quando lhe perguntaram sobre isso? Ela disse: "Sim, quero ir." De modo que, no dia seguinte, montaram nos camelos e começaram a longa viagem de volta a Canaã.

  Chegando lá, já era tardinha. Rebeca viu um homem andando pelo campo. Era Isaque. Ele se alegrou de ver Rebeca. A mãe dele, Sara havia morrido apenas três anos antes, e ele ainda estava triste. Mas agora Isaque passou a amar muito Rebeca, e ficou novamente feliz.


  Gênesis 24:1-67
 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

A esposa de Ló olhou para trás - história n:15




  Ló e sua família moravam com Abraão na terra de Canaã. Certo dia, Abraão disse a Ló: "Não há aqui bastante terra para todos os nossos animais. Por favor, vamos separar-nos. Se você for para um lado, eu irei para o outro lado."

  Ló olhou bem aquela terra. Viu que uma parte muito linda do país tinha água e muito pasto para os seus animais. Era o Distrito do Jordão. Jó mudou-se para lá, com sua família e seus animais. Finalmente, ficaram na cidade de Sodoma.

  O povo de Sodoma era muito mau. Isso perturbou Ló, porque ele era homem bom. Perturbou também a Deus. Por fim, Deus mandou dois anjos para avisar Ló de que ia destruir Sodoma e a cidade vizinha de Gomorra, por causa de sua maldade.

  Os anjos disseram a Ló: "Depressa! Tome sua mulher e suas duas filhas, e saia daqui!" Ló e sua família demoraram-se um pouco, de modo que os anjos os pegaram pela mão e levaram para fora da cidade. Um dos anjos disse: "Corram para salvar a vida! Não olhem para trás. Corram para os morros, para não morrer."

  Ló e suas filhas obedeceram, fugindo para longe de Sodoma. Não pararam e não olharam para trás. Mas a esposa de Ló desobedeceu. A certa distância da cidade, ela parou e olhou para trás. A mulher de Ló tornou-se então uma coluna de sal. Vê onde ela está aqui, no desenho?



  Podemos aprender disso uma boa lição. Mostra que Deus salva os que lhe obedecem, mas os que não obedecem perdem a vida.


  Gênesis 13:5-13 ;  18:20-33 ;  19:1-29 ;  Lucas 17:28-32  ;  2 Pedro 2:6-8

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Deus prova a Fé de Abraão - história n:14




  Vê o que Abraão está fazendo? Ele está com uma faca, e parece que vai matar o filho dele. Por que faria isso? Primeiro, vejamos como Abraão e Sara obtiveram seu filho.

  Deve lembrar-se de que Deus prometeu a eles um filho. Mas isso parecia impossível, porque Abraão e Sara já eram velhos. Todavia, Abraão cria que Deus pudesse fazer o que parecia impossível. Então , o que aconteceu?

  Depois da promessa de Deus, passou-se um ano inteiro. Daí, quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90 anos, eles tiveram um filho chamado Isaque. Deus havia cumprido sua promessa!

  Mas, quando Isaque ficou mais velho, Jeová provou a fé de Abraão. Chamou: "Abraão!" E Abraão respondeu: "Estou aqui!" Então, Deus disse: "Tome seu único filho, Isaque, e vá a um monte que lhe mostrarei. Mate ali seu filho e ofereça-o como sacrifício."

  Como Abraão ficou triste com essas palavras, porque amava muito seu filho! E você precisa lembrar-se de que Deus havia prometido que os filhos de Abraão morariam na terra de Canaã. Como podia ser assim, se Isaque morresse? Abraão ficou sem entender, mas ainda assim obedeceu a Deus.

  Quando Abraão chegou ao monte, amarrou Isaque e o colocou sobre o altar que construiu. Tirou então a faca para matar seu filho. Foi então que o anjo de Deus chamou: "Abraão, Abraão!" E Abraão respondeu: "Estou aqui!"

  "Não faça mal ao rapaz", disse Deus. "Agora sei que você tem fé em mim, porque não me negou seu único filho."

  Quão grande era a fé que Abraão tinha em Deus! Ele acreditava que nada era impossível a Jeová, e que Jeová até mesmo podia ressuscitar Isaque dentre os mortos. Mas Deus realmente não quis que Abraão matasse Isaque. Por isso, Deus fez que um carneiro ficasse preso em alguns arbustos ali perto, e mandou que Abraão o sacrificasse, no lugar de seu filho.


  Gênesis 21:1-7 ;  22:1-18

Abraão - Amigo de Deus - história n:13




  Um dos lugares onde as pessoas moravam após o dilúvio chamava-se Ur. Tornou-se uma cidade importante, com belas casas. Mas o povo dali adorava deuses falsos. Foi assim que fizeram
também com Babel. O povo de Ur e de Babel não era igual a Noé e seu filho Sem, que serviram a Jeová.

  Noé morreu, por fim, 350 anos após o dilúvio. Foi apenas dois anos mais tarde que nasceu o homem que você vê aqui no desenho. Ele era uma pessoa muito especial para Deus. Seu nome era Abraão. Ele morava com sua família naquela cidade de Ur.

  Certo dia, Jeová disse a Abraão: "Saia de Ur e de seus parentes, e vá para uma terra que eu lhe mostrarei." Será que Abraão obedeceu a Deus, abandonando todos os confortos de Ur? Sim, obedeceu. Foi porque Abraão sempre obedeceu a Deus que ele ficou conhecido como amigo de Deus.

  Alguns da família de Abraão saíram com ele, quando partiu de Ur. Seu pai, Tera, foi junto, e também seu sobrinho Ló. E, é claro, também a esposa de Abraão, Sara. Eles chegaram então a um lugar chamado Harã, onde Tera morreu. Estavam longe de Ur.

  Pouco depois, Abraão e os de sua casa saíram de Harã e chegaram à terra chamada Canaã. Ali Jeová disse: "Esta é a terra que darei aos seus filhos." Abraão ficou em Canaã e viveu em tendas.
  Deus passou a ajudar Abraão, e este veio a ter muitos rebanhos de ovelhas e de outros animais, e centenas de servos. Mas ele e Sara não tinham filhos.

  Quando Abraão tinha 99 anos, Jeová lhe disse: "Prometo-lhe que você se tornará pai de muitas nações." Mas como isso podia ser, já que Abraão e Sara eram velhos demais para ter filhos?

 Nao perca a próxima história.


  Gênesis 11:27-32 ;  12:1-7 ;  17:1-8,  15-17 ;  18:9-19

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A grande torre dos homens - história n:12



  Passaram-se muitos anos. Os filhos de Noé tiveram filhos. E os filhos destes cresceram e tiveram mais outros. Logo havia muita gente na Terra.

  Uma dessas pessoas era bisneto de Noé, chamado Ninrode. Ele era um homem mau, que caçava e matava tanto animais como gente. Ninrode fez-se também rei sobre as outras pessoas. Deus não gostava de Ninrode.

  Todos naquele tempo falavam apenas uma lingua. Ninrode quis que todos ficassem juntos, para que pudesse governá-los. Sabe o que ele fez então? Mandou que construíssem uma cidade, com uma grande torre. Pode vê-los no desenho, fazendo tijolos.


  Jeová Deus não se agradou desta construção. Deus queria que as pessoas se espalhassem e vivessem em toda a Terra. Mas elas disseram: "Vamos! Façamos uma cidade e uma torre tão alta que tocará nos céus. Assim ficaremos famosos!" Aquelas pessoas queriam honrar a si mesmas, não a Deus.

  Por isso, Deus impediu que construíssem a torre. Sabe como fez isso? Fez com que todos, de repente, falassem línguas diferentes, e não apenas uma. Os construtores não se entendiam mais. Por isso, o nome da cidade ficou sendo Babel, ou Babilônia, que significa "confusão".

  Aquele povo começou então a afastar-se de Babel. Grupos de pessoas que falavam a mesma lingua passaram a viver juntos em outras partes da Terra.


  Gênesis 10-1, 8-10 ;  11:1-9
 

O primeiro arco-íris - história n:11



  Sabe qual foi a primeira coisa que Noé e sua família fizeram ao sair da arca? Foi uma oferta, ou um presente, a Deus. Pode vê-lo fazer isso, no desenho aqui em baixo. N seu presente de animais para agradecer a Deus, que salvou sua família do grande dilúvio.


  Acha que Jeová gostou do presente? Sim gostou. E por isso prometeu a Noé que nunca mais ia destruir o mundo por um dilúvio.

  Em pouco tempo, a Terra ficou seca, e Noé e sua família começaram uma vida nova fora da arca. Deus os abençoou e disse: "Vocês devem ter muitos filhos e aumentar em número, até haver gente em toda a Terra."

  Mas, tempos depois, quando as pessoas ouvissem falar do grande dilúvio, talvez ficassem com medo de que acontecesse de novo. Por isso, Deus lhes deu algo que lhes lembrasse sua promessa de nunca mais inundar a Terra inteira. Sabe o que lhes deu como lembrete? O arco-íris.

  Muitas vezes, depois duma chuva, quando o sol brilha de novo, vê um aqui no desenho?



  Deus disse assim: "Prometo nunca mais destruir todas as pessoas e animais por um dilúvio. Ponho meu arco-íris nas nuvens. E quando o arco-íris aparecer, eu o verei e me lembrarei da minha promessa."

  Assim, quando você vê um arco-íris, de que se deve lembrar? Sim, da promessa de Deus, de nunca mais destruir o mundo por meio de um grande dilúvio.

  Não perca a próxima história.


  Gênesis 8:18-22 ; 9:9-17

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O grande dilúvio - história n:10



  Lá fora da arca as pessoas cuidavam da sua vida, assim como antes. Não acreditavam que ia haver um dilúvio. Devem ter rido mais do que nunca. Mas logo pararam de rir.

  De repente, começou a cair água. Caiu do céu como aguaceiro. Noé tinha razão! Mas já era tarde para alguém mais entrar na arca. A porta havia sido bem fechada por Jeová.

   Logo todo o solo ficou coberto de água. Ela se tornou como grandes rios. Derrubou árvores e rolou grandes pedras, e fez muito barulho. As pessoas ficaram com medo. Subiram aos morros. Se tão somente tivessem escutado Noé e entrado na arca, enquanto a porta ainda estava aberta! Mas agora era tarde demais.

  A água subiu cada vez mais. Caiu do céu durante 40 dias e 40 noites. Subiu pelos montes, e logo as montanhas mais altas foram cobertas. Como Deus havia dito, toda a gente e todos os animais fora da arca morreram. Mas, lá dentro, todos estavam a salvo.



  Noé e seus filhos haviam construído bem a arca. A água a levantou, e ela ficou flutuando em cima da água. Então, um dia, a chuva parou e o sol começou a brilhar. Que espetáculo! Em toda a parte havia apenas um grande mar. E a única coisa visível era a arca flutuando por cima dele.

  Os gigantes haviam desaparecido. Não podiam mais machucar as pessoas. Todos tinham morrido, junto com suas mães e as outras pessoas más. Mas o que aconteceu com seus pais?

  Os pais dos gigantes não eram gente como nós. Eram anjos que desceram para viver como homens na Terra. Por isso, quando veio o dilúvio, não morreram junto com os outros.

  Deixaram de usar os corpos humanos que haviam feito e voltaram ao céu, como anjos. Mas não tiveram mais permissão de fazer parte da família dos anjos de Deus. Assim, tornaram-se anjos de Satanás. A Bíblia os chama de demónios.

  Deus fez então que soprasse um vento, e as águas do dilúvio começaram a baixar. Cinco meses depois, a arca pousou no cume de um monte. Passaram-se mais dias, e os dentro da arca puderam olhar para fora e ver os cumes dos montes. E as águas continuaram a baixar.

  Então, Noé deixou sair da arca uma ave preta chamada corvo. Ela saiu voando por algum tempo, e depois voltou, porque não achou lugar para pousar. Fez isso várias vezes, e sempre voltou, descansando na arca.

  Noé queria ver se a água já havia baixado na Terra, por isso enviou então uma pomba. Mas esta também voltou, porque não achou lugar par ficar. Noé a enviou pela segunda vez, e ela trouxe de volta um raminho de oliveira no bico. Assim Noé ficou sabendo que a água havia baixado. Noé enviou a pomba pela terceira vez, e ela finalmente achou um lugar seco onde viver.

  Deus falou então a Noé: "Saia da arca. Tome toda a sua família e os animais com você." Eles tiveram dentro da arca por mais de um ano. Podemos imaginar quão felizes todos ficaram por poderem estar novamente lá fora e estar vivos!


  Gênesis 7:10-24 ; 8:1-17 ;  1 Pedro 3:19,20
 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Noé constrói uma arca - história n:9


  Noé tinha uma esposa e três filhos. Seus filhos chamavam-se Sem, Cã e Jafé. E cada um deles tinha uma esposa. De modo que a família de Noé era de oito pessoas.

  Deus mandou, então, que Noé construísse uma grande arca. Essa arca era tão grande como um navio, mas parecia mais uma grande e comprida caixa. "Faça a arca com três andares e com compartimentos", disse Deus. Esses compartimentos eram para Noé e sua família, os animais e para a comida para todos.

  Deus mandou Noé fazer a arca de modo a não entrar água. Deus disse: "vou mandar um grande dilúvio de água e destruir todo o mundo. Quem não estiver na arca vai morrer."

  Noé e seus filhos obedeceram a Jeová e começaram a construção. As outras pessoas apenas riam. Continuaram más. Ninguém acreditou quando Noé contou o que Deus ia fazer.

  Levou tempo para construir a arca porque ela era muito grande. Após muitos anos, ficou pronta. Então, Deus mandou Noé levar os animais para a arca. Devia levar dois de cada espécie, macho e fêmea, de certos animais. Das outras espécies, Deus mandou levar sete. Deus disse também a Noé que levasse todas as espécies diferentes de aves. Noé fez o que Deus mandou.

  Depois, Noé e sua família entraram na arca. Deus fechou então a porta. Noé e sua família ficaram esperando. Imagine você estar na arca com eles, esperando. Ia haver um dilúvio, como Deus disse? Não perca a próxima história.


  Gênesis 6:9-22 ;  7:1-9



Gigantes na Terra - história n:8




  Se Alguém tão alto como o teto da sua casa se chegasse a você, o que acharia disso? Ele seria um gigante!

  Antigamente, havia mesmo gigantes na Terra. A Bíblia mostra que os pais deles eram anjos do céu. Mas como podia ser assim?

  Lembre-se de que o anjo mau, Satanás, estava causando encrencas. Até mesmo tentou fazer que os anjos de Deus ficassem maus. Alguns deles começaram a escutar Satanás. Deixaram o trabalho que Deus tinha para eles no céu. Desceram à Terra e fizeram para si corpos humanos. Sabe por quê?

  A Bíblia diz que foi porque esses filhos de Deus viram as lindas mulheres na Terra e quiseram viver com elas. A Bíblia diz que isso era errado, porque Deus fez os anjos para viverem no céu.

  Quando os anjos e suas mulheres tiveram bebés, estes eram diferentes. No começo, talvez nem parecessem muito diferentes. Mas ficaram cada vez maiores e mais fortes, até se tornarem gigantes.

  Esses gigantes eram maus. E já que eram tão grandes e fortes, machucavam os outros. Tentavam obrigar todos a serem tão ruins como eles.

  Enoque havia morrido, mas havia então outro homem bom na Terra. Chamava-se Noé. Ele sempre fazia o que Deus queria.

  Um dia, Deus disse a Noé que tinha chegado o tempo para Ele destruir todos os maus. Mas Deus ia salvar Noé, a família dele e muitos animais. Vejamos como Deus fez isso na próxima história.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Um homem corajoso - história n:7


 
  Com o aumento de gente na Terra, a maioria passou a agir mal, assim como Caim.

  Mas um homem era diferente. Era este homem, chamado Enoque. Era um homem corajoso. Todos em volta dele faziam coisas más, mas Enoque continuava a servir a Deus.

  Sabe por que aquela gente, naquele tempo, fazia tanta coisa má? Veja por quê: Quem fez Adão e Eva desobedecer a Deus e comer da fruta de que não deviam comer? Sim, um anjo mau.

  A Bíblia o chama de Satanás. Ele procura fazer que todos sejam maus.

  Um dia, Jeová Deus mandou Enoque dizer algo às pessoas que elas não gostaram. Foi isto: "Virá o dia em que Deus vai destruir todos os maus."

  Aquela gente ficou muito zangada ao ouvir isso. Até podem ter tentado matar Enoque. Por isso, Enoque teve de ser bem corajoso para falar sobre o que Deus ia fazer.

  Deus não deixou Enoque viver muito tempo entre aquela gente má. Enoque viveu só 365 anos. Por que dizemos "só 365 anos"? Porque, nesse naquele tempo, os homens eram mais fortes e viviam muito mais tempo. O filho de Enoque, Metusalém, viveu 969 anos!

  Bem, depois de Enoque morrer, as pessoas ficaram ainda piores. A Bíblia diz que "só pensavam no que era ruim, todo o tempo", e que "a Terra ficou cheia de violência".

  Sabe uma razão por que havia tantas dificuldades na Terra naquele tempo? Era por que Satanás tinha achado um novo jeito para induzir as pessoas a fazer o mal.

  Vamos saber disso na próxima história.


  Gênesis 5:21-24, 27 ; 6:5 ;  Hebreus 11:5 ;  Judas 14, 15