sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Os sonhos de Faraó - história n:23




  Passaram-se dois anos, nos quais José continuou na prisão. O copeiro não se lembrou dele. Daí, certa noite, Faraó teve dois sonhos especiais e quis saber o que significavam. Vê aqui como ele está dormindo? Na manhã seguinte, Faraó chamou seus sábios e falou-lhes sobre o que tinha sonhado. Mas eles não lhe puderam contar o significado dos sonhos.

  Então, por fim, o copeiro se lembrou de José. Ele disse a Faraó: "Quando estava na prisão, havia ali um homem que podia interpretar sonhos." Faraó mandou logo trazer José da prisão.

  Faraó contou a José seus sonhos: "Vi sete vacas gordas e belas. Depois vi sete vacas muito magras e esqueléticas. E as magras comeram as gordas.

  "No segundo sonho, vi sete espigas cheias e maduras numa só haste. Depois, vi sete espigas finas e murchas. E as espigas finas começaram a engolir as sete espigas boas."

  José disse a Faraó: "Os dois sonhos significam a mesma coisa. As sete vacas gordas e as sete espigas cheias significam sete anos, e as sete vacas magras e as sete espigas finas significam outros sete anos. Haverá sete anos de muito alimento no Egito. Depois haverá sete anos em que pouquíssimos alimentos crescerão."

  Daí, José disse a Faraó: "Escolhe um homem sábio e encarrega-o de recolher mantimentos durante os sete anos bons. Assim, o povo não passará fome nos sete anos maus que seguirão, quando haverá colheitas escassas."

  Faraó gostou da ideia. E ele escolheu José para recolher os mantimentos e armazená-los. Depois de Faraó, José ficou sendo o homem mais importante do Egito.

  Oito anos mais tarde, durante a fome, José viu chegar certos homens. Sabe quem eram? Eram seus 10 irmãos mais velhos! Seu pai, Jacó, os mandou ao Egito, porque não havia mais comida em Canaã. José reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram. Sabe por quê? Porque José já era mais velho e estava vestido de modo diferente.

  José lembrou-se de que, quando era rapaz, havia sonhado que seus irmãos viriam curvar-se diante dele. Lembram-se disso? Por isso, José entendeu que foi Deus que o tinha enviado ao Egito, e por um bom motivo. O que acha que José fez? Vejamos na próxima história.


  Gênesis 41:1-57 ;  42:1-8 ;  50:20

Sem comentários:

Enviar um comentário