sexta-feira, 31 de março de 2017

Raabe esconde os espiões - história n:44



  Estes homens estão em apuros. Precisam fugir, senão serão mortos. São espiões israelitas, e a mulher que os ajuda é Raabe. Raabe mora ali na casa em cima do muro da cidade de Jericó. Vejamos por que estes homens estão em apuros.

  Os israelitas estavam prontos para cruzar o rio Jordão para Canaã. Antes, porém, Josué enviou dois espiões. Disse-lhes: "Vejam como é o país e a cidade de Jericó."

  Quando os espiões chegaram a Jericó, foram à casa de Raabe. Mas alguém informou o rei de Jericó: "Dois israelitas entraram aqui à noite para espionar o país." Ouvindo isso, o rei mandou homens a Raabe, ordenando: "Traga para fora os homens que você tem na casa!" Mas Raabe havia escondido os espiões no telhado. De modo que ela disse: "Alguns homens vieram para cá, mas eu não sabia donde eram. Partiram quando escureceu, antes de se fechar o portão da cidade. Se correrem, poderão alcançá-los!" De modo que os homens foram correr atrás deles.

  Depois de irem embora, Raabe subiu ao telhado. "Sei que Jeová lhes entregará esta terra", disse aos espiões, "Soubemos que ele secou o mar Vermelho quando vocês saíram do Egito, e que mataram os reis Sion e Ogue. Eu fui bondosa com vocês; por isso, prometam-me que serão bondosos comigo. Salvem meu pai e minha mãe, e meus irmãos e irmãs."

  Os espiões prometeram-lhe isso, mas Raabe tinha de fazer algo. "Tome esta corda vermelha e prende-a à janela", disseram-lhe, "e ajunte todos os seus parentes na sua casa. Quando todos voltarmos para tomar Jericó, veremos essa corda na sua janela e não mataremos a ninguém na sua casa". Quando os espiões voltaram a Josué, contaram-lhe tudo.

  Não perca a próxima história.



  Josué 2:1-24 ;  Hebreus 11:31

segunda-feira, 27 de março de 2017

Josué torna-se líder - história n:43



  Moisés quis acompanhar os israelitas a Canaã. Por isso, pediu: "Jeová, deixe-me cruzar o rio Jordão para ver a boa terra." Mas Jeová disse: "Já chega! Não me fale mais nisso!" Sabe por que Jeová disse isso?

  Foi por causa do que aconteceu quando Moisés bateu no rochedo. Deve lembrar-se de que ele e Arão não honraram a Jeová. Não disseram ao povo que foi Jeová quem tirou água do rochedo. Por isso, Jeová disse que não os deixaria entrar em Canaã.

  Assim, alguns meses depois de Arão ter morrido, Jeová disse a Moisés: "Tome Josué, e coloque-o diante de Eleazar, o sacerdote, e o povo. E diga a todos que Josué é o novo líder." Moisés fez o que Jeová mandou, como vê aqui no desenho.

  Jeová disse então a Josué: "Seja forte e não tenha medo. Vai guiar os israelitas à terra de Canaã, que lhes prometi, e eu estarei com você."

  Depois, Jeová mandou Moisés subir ao monte Nebo, na terra de Moabe. Lá em cima, Moisés pôde ver o outro lado do rio Jordão e a bela terra de Canaã. Jeová disse: "Esta é a terra que prometi aos filhos de Abraão, Isaque e Jacó. Deixei você vê-la, mas não vai entrar nela."

  Moisés morreu lá no monte Nebo. Tinha 120 anos de idade. Ainda era forte e tinha vista boa. O povo ficou muito triste e chorou a morte de Moisés. Mas alegrou-se de ter Josué como seu novo líder.



  Números 27:12-23 ;   Deuteronómio 3:23-29 ;  31:1-8 , 14-23 ;  32:45-52 ;  34:1-12

quinta-feira, 23 de março de 2017

Uma jumenta fala - história n:42



  Já ouviu alguma vez que uma jumenta falou? Talvez você diga: "Não, animais não podem falar." Mas a Bíblia nos conta que uma jumenta falou. Vejamos como isso aconteceu.

  Os israelitas já estavam quase entrando em Canaã. Balaque, rei de Moabe, tinha medo deles. Por isso mandou buscar um homem esperto, chamado Balaão, para amaldiçoar os israelitas. Prometeu dar-lhe muito dinheiro, e, por isso, Balaão pegou sua jumenta e foi para falar com Balaque.

  Jeová não quis que Balaão amaldiçoasse Seu povo. Por isso mandou um anjo, com uma longa espada, para impedir Balaão no caminho. Este não viu o anjo, mas a sua jumenta o viu. Por isso, ela procurou desviar-se do anjo e, finalmente, deitou-se no chão. Balaão ficou zangado e bateu na jumenta com uma vara.

  Jeová fez, então, que Balaão ouvisse sua jumenta falar. "O que lhe fiz para você me bater?", perguntou a jumenta.

  "Você me fez de tolo", respondeu Balaão. "Se tivesse uma espada, eu a mataria!"

  "Já fiz isso antes?" perguntou a jumenta.

  "Não", respondeu Balaão.

  Jeová deixou então Balaão ver o anjo com a espada, parado no caminho. O anjo disse: "Por que bateu na jumenta? Vim impedir-lhe o caminho, porque não deve ir para amaldiçoar Israel. Se sua jumenta não tivesse desviado, eu já o teria matado, mas sem ferir sua jumenta."

  Balaão disse: "Pequei. Eu não sabia que você estava parado no caminho." O anjo deixou Balaão seguir, e este foi falar com Balaque. Ainda tentou amaldiçoar Israel, mas Jeová, em vez disso, o fez abençoar Israel três vezes.



  Números 21:21-35 ;  22:1-40 ;  23:1-30 ;  24:1-25

quarta-feira, 22 de março de 2017

A serpente de cobre - história n:41



  Não parece mesmo uma serpente enrolada no poste? Mas não é. Esta serpente é de cobre. Jeová mandou que Moisés a colocasse no poste a fim de que o povo pudesse olhar para ela e ficar vivo. Mas as outras serpentes, no chão, são reais. Elas picaram as pessoas e as tornaram doentes. Sabe por quê?

  Foi porque os israelitas falaram contra Deus e Moisés. Queixaram-se: "Por que nos tirou do Egito, para morrermos no ermo? Não há comida nem água por aqui. E não aguentamos mais este maná."

  Mas maná era boa comida. Jeová o tinha dado para eles por meio de um milagre. E também lhes tinha dado água por meio de um milagre. Mas o povo não agradecia os cuidados que Deus tinha para com eles. Por isso, Jeová enviou estas serpentes venenosas para castigar os israelitas. As serpentes os picaram e muitos deles morreram.

  Por fim, o povo foi a Moisés, dizendo: "Pecamos, porque falamos contra Jeová e você. Agora, ore  Jeová, para que tire essas serpentes."

  Moisés orou então pelo povo. E Jeová mandou que Moisés fizesse uma serpente de cobre. Mandou colocá-la num poste, a fim de que todo aquele que fosse picado pudesse olhar para ela. Moisés fez o que Deus disse. E os picados pelas serpentes olharam para a serpente de cobre e se restabeleceram.

  Esta é uma lição para nós. De certo modo, todos nós somos como aqueles israelitas que foram picados por serpentes. Todos estamos numa condição morredoura. Olhe em volta e verá pessoas envelhecer, adoecer e morrer. Isto se dá porque o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, desviaram-se de Jeová, e todos nós somos filhos deles. Mas Jeová deu um jeito para podermos viver para sempre.

  Jeová mandou seu Filho, Jesus Cristo, à Terra. Jesus morreu numa estaca, porque muitos o acharam mau. Mas Jeová deu Jesus para salvar-nos. Olhando para ele e seguindo-o, podemos ter vida eterna. Vamos saber mais sobre isso, continuando a ler as próximas histórias bíblicas.



  Números 21:4-9 ;  João 3:14, 15

segunda-feira, 20 de março de 2017

Moisés bate num rochedo - história n:40



  Passaram-se anos após anos - 10, 20, 30, 39 anos! E os israelitas ainda estavam no ermo. Mas, em todos esses anos, Jeová cuidou de seu povo. Alimentou-os com maná. De dia, guiou-os com uma coluna de nuvem, e à noite, com uma coluna de fogo. E em todos esses anos, a roupa deles não se gastou, nem ficaram com os pés doloridos.

  Chegou então o primeiro més do 40.º ano após a partida do Egito. Os israelitas acamparam-se de novo em Cades. Foi dali que tinham mandado os 12 espias à terra de Canaã, quase 40 anos antes. Miriã, irmã de Moisés, morreu em Cades. E, como antes, surgiram dificuldades.

  Eles não conseguiram achar água. Por isso, queixaram-se a Moisés: "Teria sido melhor se tivéssemos morrido. Por que nos tirou do Egito, para este lugar horrível, onde nada cresce? Não há cereais, nem figos, nem uvas, nem romãs. Não há nem água para beber."

  Quando Moisés e Arão foram ao tabernáculo para orar, Jeová disse a Moisés: "Ajunte o povo. Daí, diante de todos eles, fala àquele rochedo ali. Sairá dele bastante água para o povo e todos os animais."

  Moisés ajuntou o povo e disse: "Escutem, vocês que não confiem em Deus! Será que Arão e eu temos de conseguir para vocês água desse rochedo?" Moisés bateu então duas vezes com um pau no rochedo, e saiu uma grande corrente de água. Era bastante água para todo o povo e os animais.

  Todavia, Jeová ficou zangado com Moisés e Arão. Sabe por quê? Porque Moisés e Arão disseram que eles é que iam tirar água do rochedo. Mas foi realmente Jeová quem o fez. Assim, por não falarem a verdade sobre isso, Jeová disse que ia castigá-los. "Vocês não vão levar meu povo a Canaã", disse ele.

  Logo depois, os israelitas partiram de Cades. Após um tempo, chegaram ao monte Hor. Lá, no cume dele, morreu Arão. Ele tinha então 123 anos de idade. Os israelitas ficaram muito tristes e choraram por 30 dias. O filho dele, Eleazar, tornou-se o próximo sumo sacerdote da nação de Israel.



  Números 20:1-13,  22-29 ;  Deuteronómio 29:5

sábado, 18 de março de 2017

O bastão de Arão brota - história n:39



  Veja as flores e as amêndoas maduras neste bastão, ou ramo. É o bastão de Arão. Estas flores e os frutos maduros brotaram do bastão dele numa só noite! Vejamos por quê.

  Os israelitas vinham andando no ermo já por algum tempo. Alguns do povo achavam que Moisés não devia ser seu líder, nem Arão o sumo sacerdote. Corá foi um dos que pensavam assim, e também Datã, Abirão e mais 250 líderes do povo. Eles disseram a Moisés: "Por que você se coloca acima de todos os demais de nós?"

  Moisés disse a Corá e aos seguidores dele: "Amanhã cedo, tragam porta-lumes com incenso neles e venham ao tabernáculo de Jeová. Veremos a quem Jeová escolhe."

  No dia seguinte, Corá e seus 250 seguidores foram ao tabernáculo. Muitos outros foram junto para apoiá-los. Jeová ficou muito zangado. "Afastem-se das tendas destes homens", disse Moisés. "Não toquem em nada do que lhes pertence." O povo afastou-se das tendas de Corá, Datã e Abirão.

  Moisés disse então: "Assim saberão a quem Jeová escolhe. O chão vai abrir-se e tragar estes homens maus."

  Assim que Moisés parou de falar, o chão se abriu. As tendas e os pertences de Corá, Datã e Abirão, e dos com eles, foram tragados e o chão se fechou sobre eles. Quando o povo ouviu os gritos dos que caiam dentro na terra, clamou: "Corram, para que a terra não nos trague também!"

  Corá e seus 250 seguidores ainda estavam perto do tabernáculo. Jeová enviou então fogo, e todos eles foram queimados. Daí, Jeová disse ao filho de Arão, Eleazar, para pegar os porta-lumes dos mortos e fazer deles um revestimento fino para o altar. Isso serviria de aviso para os israelitas, de que só Arão e seus filhos deviam agir como sacerdotes de Jeová.

  Mas Jeová quis esclarecer bem que Arão e os filhos dele foram os escolhidos como sacerdotes. Por isso, ele disse a Moisés: "Faça com que um líder de cada tribo de Israel traga seu bastão. Para a tribo de Levi, Arão trará seu bastão. Ponha cada bastão no tabernáculo, diante da arca do pacto. O bastão do homem que escolhi como sacerdote vai brotar."

  Na manhã seguinte, quando Moisés foi olhar, o bastão de Arão tinha estas flores e as amêndoas maduras nele! Entende agora por que Jeová fez o bastão de Arão brotar?



  Números 16:1-49 ;  17:1-11 ;  26:10

quinta-feira, 16 de março de 2017

Os 12 espias - história n:38



  Veja as frutas que estes homens carregam. Olhe só o tamanho deste cacho de uvas! Precisa ser levado por dois homens numa vara. E veja os figos e as romãs. Donde é que vieram estas belas frutas? Da terra de Cnaã. Lembre-se de que Canaã era onde Abraão, Isaque e Jacó costumavam morar. Mas, por causa da fome que houve ali, Jacó mudou-se com sua família para o Egito. Então, uns 216 anos mais tarde, Moisés estava levando os israelitas de volta a Canaã. Eles chegaram a um lugar no ermo, chamado Cades.

  O povo da terra de Canaã era mau. Por isso, Moisés enviou 12 espias, dizendo-lhes: "Descubram quanta gente mora lá e quão fortes são. Vejam se o solo é bom para a lavoura. E tragam de volta alguns dos frutos."

  Quando os espias voltaram a Cades, eles informaram a Moisés: "É realmente um país excelente." E para provar isso, mostraram a Moisés algumas frutas. Mas 10 espias disseram: "O povo que mora por lá é grande e forte. Seremos mortos, se tentarmos tomar o país."

  Os israelitas ficaram com medo ao ouvirem isso. "Teria sido melhor morrermos no Egito, ou mesmo no ermo", disseram. "Morreremos em batalha, e nossas esposas e filhos serão capturados. Vamos escolher outro líder, em lugar de Moisés, para voltar ao Egito!"

  Mas dois dos espias confiaram em Jeová e tentaram acalmar o povo. Eram Josué e Calebe. Disseram: "Não tenham medo. Jeová está conosco. Será fácil tomar a terra." Mas o povo não quis escutar. Até quiseram matar Josué e Calebe.

  Jeová ficou muito zangado, dizendo a Moisés: "Nenhum dos que têm 20 anos ou mais entrará na terra de Canaã. Eles viram os milagres que fiz no Egito e no ermo, mas não confiam em mim. Por isso, vão perambular no ermo por 40 anos, até morrerem. Só Josué e Calebe entrarão na terra de Canaã."
  


  Números 13:1-33 ;  14:1-38

terça-feira, 14 de março de 2017

Uma tenda de adoração - história n:37



  Sabe o que é esta construção? É uma tenda especial para a adoração a Jeová. É também chamada de tabernáculo. O povo terminou sua construção um ano depois da saída do Egito. Sabe quem mandou construí-la?

  Foi Jeová. Enquanto Moisés estava no monte Sinai, Jeová disse-lhe que a construísse.  Devia fazê-la de modo que pudesse ser facilmente desmontada. As suas partes poderiam assim ser carregadas para outro lugar e montadas novamente. Portanto, quando os israelitas se mudavam de lugar em lugar, no ermo, carregavam a tenda consigo.

  Lá dentro daquela parte pequena, no fim da tenda, você pode uma caixa, ou arca. É chamada de arca do pacto. Tem dois anjos, ou querubins, de ouro, um em cada ponta. Deus escreveu novamente os Dez Mandamentos em duas pedras chatas, porque Moisés tinha quebrado as primeiras. E essas pedras eram guardadas na arca do pacto. Também, uma jarra com maná. Lembra-se do que é o maná?

  O irmão de Moisés, Arão, foi escolhido por Jeová para ser sumo sacerdote. Ele liderava o povo na adoração de Jeová, e os filhos dele também eram sacerdotes.

  Agora, olhe para a parte maior da tenda. É duas vezes maior do que a parte pequena. Vê aquela caixa pequena de onde sobe fumaça? É o altar onde os sacerdotes queimam algo de cheiro doce, chamado incenso. Depois, há ali um candelabro com sete lâmpadas. E a terceira coisa na parte maior é uma mesa. Nela há 12 pães.

  No pátio do tabernáculo havia uma grande bacia cheia de água. Os sacerdotes se lavavam ali. Havia também um grande altar. Nele eram queimados animais mortos, como oferta para Jeová. A tenda ficava bem no meio do acampamento, e os israelitas moravam nas suas tendas em volta dela.



  Êxodo 25:8-40 ;  26:1-37 ;  27:1-8 ;  28:1 ;  30:1-10 , 17-21 ;  34:1, 2 ;  Hebreus 9:1-5

segunda-feira, 13 de março de 2017

O bezerro de ouro - história n:36



  Veja só! O que é que o povo está fazendo? Estão orando a um bezerro! Por que será?

  Ficando Moisés muito tempo no monte, o povo disse: "Não sabemos o que aconteceu com Moisés. Vamos fazer um deus para nos tirar desta terra."

  "Está bem", disse Arão, irmão de Moisés. "Tragam-me seus brincos de ouro." Quando o povo os trouxe, Arão os fundiu e fez um bezerro de ouro. E o povo disse: "Este é o nosso Deus, que nos tirou do Egito!" Fizeram então uma grande festa e adoraram o bezerro de ouro.

  Quando Jeová viu isso, ficou muito zangado. Disse a Moisés: "Desça depressa. O povo está agindo muito mal. Esqueceram-se das minhas leis e curvaram-se diante dum bezerro de ouro."


  Moisés desceu depressa do monte. Chegando perto, viu o povo cantar e dançar em volta do bezerro de ouro. Moisés ficou tão zangado que jogou no chão as duas pedras chatas com as leis, despedaçando-as. Depois pegou o bezerro de ouro e o fundiu, e a seguir o transformou em pó.

  O povo fez algo muito mau. Por isso, Moisés mandou os homens pegar suas espadas. "Os maus que adoraram o bezerro de ouro têm de morrer", disse Moisés. E, assim, os homens mataram 3 mil! Não mostra isso que precisamos ter cuidado em adorar apenas a Jeová, e não a deuses falsos?



  Êxodo 32:1-35

sexta-feira, 10 de março de 2017

Jeová dá suas leis - história n:35




  Cerca de dois meses depois de terem deixado o Egito, os israelitas chegaram ao monte Sinai, também chamado Horebe. Era o mesmo lugar onde Jeová tinha falado a Moisés num arbusto ardente. O povo acampou e ficou ali por um tempo.

  Enquanto o povo esperava, Moisés subiu ao monte. Lá em cima, Jeová disse a Moisés que queria que os israelitas Lhe obedecessem e se tornassem Seu povo especial. Depois que desceu, Moisés disse aos israelitas o que Jeová queria. E o povo disse que ia obedecer a Jeová, porque queria ser povo dele.

  Jeová fez então algo estranho. Fez o cume do monte fumegar e causou trovões. Falou também ao povo: "Sou Jeová, seu Deus, que os tirou do Egito." Então ordenou: "Não devem adorar a nenhum outro deus, mas só a mim."

  Deus deu aos israelitas mais nove mandamentos, ou leis. O povo ficou com muito medo. Disseram a Moisés: "Fale você conosco, porque tememos que, se Deus falar conosco, vamos morrer."

  Depois, Jeová disse a Moisés: "Suba a mim, no monte. Vou dar-lhe duas pedras chatas, nas quais escrevi as leis que quero que o povo guarde." Assim, Moisés subiu ao monte. Ficou ali 40 dias e noites.

  Deus tinha muitíssimas leis para seu povo. Moisés escreveu essas leis. Deus entregou-lhe também as duas pedras chatas. O próprio Deus havia escrito nelas as 10 leis que tinha declarado a todo o povo. São chamadas de Dez Mandamentos.


  Os Dez Mandamentos são leis importantes. Mas também o são muitas outras leis que Deus deu aos israelitas. Uma delas dizia: "Tem de amar a Jeová, seu Deus, de todo o coração, de toda a mente, de toda a alma e de toda a força." Outra dizia: "Tem de amar seu próximo como a si mesmo." O filho de Deus, Jesus Cristo, disse que essas eram as duas maiores leis que Jeová deu a Israel. Depois saberemos mais sobre o Filho de Deus e seus ensinos.



  Êxodo 19:1-25 ;  20:1-21 ;  24:12-18 ;  31:18 ;   Deuteronômio 6:4-6 ;   Levítico 19-18 ;  
Mateus 22:36-40

quinta-feira, 9 de março de 2017

Um novo tipo de comida - história n:34




  Sabe o que as pessoas estão apanhando do chão? Parece geada. É branco e parecido com flocos. Mas não é geada; é algo para comer. 

  Já tinha passado um mês desde os israelitas saíram do Egito. Eles estavam então no ermo. Ali havia pouca comida, e por isso o povo se queixou, dizendo: "Gostaríamos que Jeová nos tivesse matado no Egito. Lá ao menos tínhamos toda a comida que queríamos."

  Portanto, Jeová disse: "Vou fazer chover comida desde o céu." E foi isso o que Jeová fez. Na manhã seguinte, os israelitas viram esta coisa branca caído, e perguntavam um ao outro: "Que é isto?"

  Moisés disse: "Esta é a comida que Jeová lhes deu." O povo chamou-a de Maná. Tinha gosto de bolo de mel.

  "Vocês devem apanhar quanto cada um puder comer", disse Moisés ao povo. E fizeram isso, cada manhã. Quando o sol esquentava, o maná deixado no chão se derretia.

  Moisés disse também: "Ninguém deve deixar parte do maná para o dia seguinte." Mas alguns não deram atenção. Sabe o que aconteceu? Na manhã seguinte o maná guardado estava cheio de bichos e começou a cheirar mal!

  Mas Jeová mandou que num dia da semana o povo apanhasse duas vezes mais maná. Era o sexto dia. E Jeová disse que deviam guardar uma parte para o dia seguinte porque não haveria nenhum no sétimo dia. Quando guardavam o maná para o sétimo dia, não dava bichos nem cheirava mal! Outro milagre!

  Em todos os anos que os israelitas ficaram no ermo, Jeová os alimentava com maná.



  Êxodo 16:1-36 ;   Números 11:7-9 ;   Josué 5:10-12
 

quarta-feira, 8 de março de 2017

Travessia do mar Vermelho - história n:33



  Veja o que está acontecendo! Aqui está Moisés, com a vara estendida sobre o mar Vermelho. Com ele estão os israelitas a salvo. Mas Faraó e todo o seu exército estão se afogando no mar. Como aconteceu isso?

  Aprendemos que Faraó mandou os israelitas embora, após a décima praga de Deus sobre os egípcios. Saíram uns 600 mil homens israelitas, e as mulheres e as crianças. Também saíram muitas outras pessoas que criam em Jeová. Todos levaram consigo suas ovelhas, seus cabritos e seu gado.

  Antes de partir, os israelitas pediram aos egípcios roupa, e objetos de ouro e de prata. Os egípcios estavam com muito medo, por causa daquela ultima praga. Eles deram aos israelitas o que pediram.

  Após alguns dias, os israelitas chegaram ao mar Vermelho. Ali descansaram. No ínterim, Faraó e seus homens lamentavam ter mandado os israelitas embora. "Perdemos os escravos!" disseram.

  Assim, Faraó novamente mudou de ideia. Aprontou depressa seu carro de guerra e o exército. Eles foram atrás dos israelitas com 600 carros especiais e todos os outros carros do Egito.

  Quando os israelitas viram Faraó e seu exército, ficaram com medo. Não havia meio de fugir. De um lado havia o mar Vermelho, e de outro lado vinham os egípcios. Mas Jeová pôs uma nuvem entre seu povo e os egípcios. Assim, os egípcios não podiam ver os israelitas para atacá-los.

  Jeová disse então a Moisés que estendesse a vara sobre o mar Vermelho. Quando fez isso, Jeová trouxe um grande vento oriental. As águas do mar foram divididas e retidas em ambos os lados.

  Então os israelitas atravessaram o mar em terra seca. Levou horas para os milhões de pessoas passarem a salvo com todos os animais. Por fim os egípcios conseguiram ver de novo os israelitas. Seus escravos estavam fugindo! Entraram então no mar, atrás deles.

  Quando fizeram isso, Deus fez as rodas dos carros soltar. Os egípcios ficaram com muito medo e gritaram: "Jeová está lutando pelos israelitas contra nós. Vamos sair daqui!" Mas já era tarde.



  Foi então que Jeová mandou Moisés estender a vara sobre o mar Vermelho, como vê no desenho. Quando Moisés dez isso, as muralhas de água voltaram e cobriram os egípcios e seus carros. Todo o exército havia ido atrás dos israelitas para dentro do mar. Nenhum dos egípcios escapou com vida!

  Como todo o povo de Deus ficou feliz com a salvação! Os homens cantaram agradecimentos a Jeová, dizendo: "Jeová ganhou gloriosa vitória. Lançou no mar os cavalos e seus cavaleiros." Miriã, irmã de Moisés, tomou seu pandeiro, e todas as mulheres fizeram o mesmo. E, dançando com alegria, cantaram também: "Jeová ganhou gloriosa vitória. Lançou ao mar os cavalos e seus cavaleiros."


  Êxodo, capítulos 12 a 15
   

segunda-feira, 6 de março de 2017

As 10 pragas - história n:32


                                 

  Veja os desenhos. Cada um mostra uma praga que Jeová lançou sobre o Egito. No primeiro, pode ver Arão batendo com a vara no rio Nilo. A água do rio virou sangue. Os peixes morreram e o rio passou a cheirar mal.

  Depois, Jeová fez rãs subindo Nilo. Elas invadiram tudo - os fornos, as formas de pão, as camas - tudo. Quando as rãs morreram, os egípcios as empilharam, e houve muito mau cheiro.

  Daí, Arão bateu no chão com a vara, e o pó virou borrachudos, que são pequenos insetos voadores que picam. Os borrachudos foram a terceira praga sobre o Egito.

  As demais pragas feriram apenas os egípcios, não os israelitas. A quarta foi a praga de grandes moscas, que entraram em todas as casas egípcias. A quinta praga atacou os animais. Muito gado, ovelhas e cabritos dos egípcios morreram.

  A seguir, Moisés e Arão pegaram cinzas e as lançaram no ar. Elas causaram furúnculos nas pessoas e nos animais. Foi a sexta praga. 

  Então, Moisés ergueu a mão para o céu, e Jeová enviou trovões e saraiva. Foi a pior saraivada que Egito já teve.

  A oitava praga foi um grande enxame de gafanhotos. Nunca antes houve tantos. Devoraram tudo o que havia sobrado da saraivada.

  A nona praga foi a da escuridão. Por três dias, o país ficou na escuridão, mas os israelitas tinham luz.

  Por fim, Deus mandou que seu povo aspergisse o sangue dum cabritinho ou duma ovelhinha nas ombreiras das portas. Então, o anjo de Deus matou os primogênitos de homem e animal. Foi a décima praga.

  Depois desta última, Faraó mandou os israelitas embora. O povo de Deus estava pronto e saiu nessa mesma noite do Egito.


  Êxodo, capítulos 7 a 12

domingo, 5 de março de 2017

Moisés e Arão com Faraó - história n:31



  Voltando ao Egito, Moisés falou a seu irmão Arão sobre os milagres. E quando os dois mostraram os milagres aos israelitas, estes acreditaram que Jeová estava com eles.

  Moisés e Arão foram então falar com Faraó. Disseram-lhe: "Jeová Deus de Israel, disse: "Deixe meu povo ir, por três dias, para me adorarem no ermo." Mas Fraó respondeu: "Não creio em Jeová. E não vou deixar Israel ir."

  Faraó zangou-se, porque o povo queria tirar folga do trabalho para adorar Jeová. Assim, obrigou-os a trabalhar ainda mais. Os israelitas culparam Moisés pelos maus tratos, e Moisés ficou triste. Mas Jeová disse-lhe: "Vou obrigar Faraó a deixar meu povo ir."

  Moisés e Arão falaram de novo com Faraó. Esta vez, fizeram um milagre. Arão jogou sua vara ao chão, e ela se tornou uma grande serpente. Mas os sábios de Faraó conseguiram fazer o mesmo. Então, a serpente de Arão passou a devorar as serpentes dos sábios. Mesmo assim, Faraó não deixou os israelitas ir.

  Chegou, assim, o tempo para Jeová dar uma lição a Faraó. Sabe como fez isso? Ele trouxe 10 pragas, ou grandes calamidades, sobre o Egito.

  Depois de muitas pragas, Faraó chamou Moisés e disse: "Pare esta praga, e mandarei Israel embora." Mas, quando a praga parou, Faraó mudou de ideia. Não quis soltar o povo. Por fim, depois da décima praga, Faraó mandou os israelitas embora.

  Sabe quais foram as 10 pragas? Espere pela próxima história.


  Êxodo 4:27-31 ;  5:1-23 ;  6:1-13,  26-30 ;  7:1-13

sexta-feira, 3 de março de 2017

Arbusto ardente - história n:30



  Moisés foi até ao monte Horebe para char pasto para as ovelhas. Ali viu um arbusto ardendo, mas sem se queimar!

  "É estranho", pensou Moisés. "Vou ver isso de perto." Aproximando-se, saiu uma voz do arbusto, dizendo: "Não chegue mais perto. Tire as sandálias, porque o solo aqui é sagrado." Era Deus falando por meio dum anjo; por isso, Moisés cobriu o rosto.

  Deus disse, então: "Vi o sofrimento do meu povo no Egito. Vou libertá-los, e envio você para tirar meu povo de lá." Jeová ia levar seu povo à bela terra de Canaã.

  Mas Moisés disse: Não sou ninguém. Como posso fazer isso? Os israelitas dirão: "Quem o enviou?" O que vou fazer então?"

  "Vai dizer o seguinte", respondeu Deus. "Jeová, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó enviou-me a vocês." E Jeová acrescentou: "Este é o meu nome para sempre."

  "Suponhamos que não acreditem que me enviou", disse Moisés.

  "O que tem na mão?" perguntou Deus.

  Moisés respondeu: "Uma vara."

  "Jogue-a no chão", disse Deus.

  Quando Moisés fez isso, a vara tornou-se uma serpente. Jeová mostrou então outro milagre a Moisés. Disse: "Ponha a mão dentro da roupa." Moisés fez isso, e quando a tirou ela estava branca como a neve! A mão parecia ter a doença chamada lepra. Daí, Jeová deu a Moisés poder para um terceiro milagre. Então disse: "Vendo estes milagres, os israelitas acreditarão em você."

  Moisés foi para casa e disse a Jetro: "Deixe-me voltar para ver meus parentes no Egito." Assim, Jetro despediu-se de Moisés, e este voltou ao Egito.

  Veja o que aconteceu depois, na próxima história.


  Êxodo 3:1-22 ;  4:1-20

quinta-feira, 2 de março de 2017

Por que Moisés fugiu - história n:29



  Veja Moisés fugindo do Egito. Está vendo os homens correndo atrás dele? Sabe por que querem matar Moisés? Vamos ver se descobrimos por quê.

  Moisés foi criado na casa de Faraó, governante do Egito. Ele se tornou muito sábio e um grande homem. Moisés sabia que não era egípcio, mas que seus pais eram escravos israelitas.

  Certo dia, quando tinha 40 anos, Moisés decidiu ir ver como seu povo estava passando. Eram tratados horrivelmente. Ele viu um egípcio bater num escravo israelita. Moisés olhou em volta e, não vendo ninguém, bateu no egípcio, e este morreu. Daí, Moisés escondeu o cadáver na praia.

  No dia seguinte, Moisés foi visitar de novo seu povo. Pensava que pudesse ajudá-los, para não serem mais escravos. Mas viu dois israelitas brigando, de modo que disse ao que estava errado: "Por que bate no seu irmão?"

  O homem disse: "Quem fez você nosso governante e juiz? Vai matar-me assim como matou aquele egípcio?"

  Moisés ficou com medo. Viu que outros ficaram sabendo o que ele havia feito ao egípcio. Até mesmo Faraó soube disso e mandou que Moisés fosse morto. Por isso Moisés fugiu do Egito.

  Saindo do Egito, Moisés foi para longe, para a terra de Midiã. Lá conheceu a família de Jetro e casou-se com uma de suas filhas, chamada Zipora. Moisés tornou-se pastor e cuidou das ovelhas de Jetro. Ficou 40 anos na terra de Midiã. Chegou assim aos 80 anos. Certo dia, enquanto cuidava das ovelhas de Jetro, aconteceu algo que mudou toda a vida de Moisés. Veja a próxima história para ver o que aconteceu.


  Êxodo 2:11-25 ;  Atos 7: 22-29