quinta-feira, 16 de março de 2017

Os 12 espias - história n:38



  Veja as frutas que estes homens carregam. Olhe só o tamanho deste cacho de uvas! Precisa ser levado por dois homens numa vara. E veja os figos e as romãs. Donde é que vieram estas belas frutas? Da terra de Cnaã. Lembre-se de que Canaã era onde Abraão, Isaque e Jacó costumavam morar. Mas, por causa da fome que houve ali, Jacó mudou-se com sua família para o Egito. Então, uns 216 anos mais tarde, Moisés estava levando os israelitas de volta a Canaã. Eles chegaram a um lugar no ermo, chamado Cades.

  O povo da terra de Canaã era mau. Por isso, Moisés enviou 12 espias, dizendo-lhes: "Descubram quanta gente mora lá e quão fortes são. Vejam se o solo é bom para a lavoura. E tragam de volta alguns dos frutos."

  Quando os espias voltaram a Cades, eles informaram a Moisés: "É realmente um país excelente." E para provar isso, mostraram a Moisés algumas frutas. Mas 10 espias disseram: "O povo que mora por lá é grande e forte. Seremos mortos, se tentarmos tomar o país."

  Os israelitas ficaram com medo ao ouvirem isso. "Teria sido melhor morrermos no Egito, ou mesmo no ermo", disseram. "Morreremos em batalha, e nossas esposas e filhos serão capturados. Vamos escolher outro líder, em lugar de Moisés, para voltar ao Egito!"

  Mas dois dos espias confiaram em Jeová e tentaram acalmar o povo. Eram Josué e Calebe. Disseram: "Não tenham medo. Jeová está conosco. Será fácil tomar a terra." Mas o povo não quis escutar. Até quiseram matar Josué e Calebe.

  Jeová ficou muito zangado, dizendo a Moisés: "Nenhum dos que têm 20 anos ou mais entrará na terra de Canaã. Eles viram os milagres que fiz no Egito e no ermo, mas não confiam em mim. Por isso, vão perambular no ermo por 40 anos, até morrerem. Só Josué e Calebe entrarão na terra de Canaã."
  


  Números 13:1-33 ;  14:1-38

Sem comentários:

Enviar um comentário