terça-feira, 14 de março de 2017

Uma tenda de adoração - história n:37



  Sabe o que é esta construção? É uma tenda especial para a adoração a Jeová. É também chamada de tabernáculo. O povo terminou sua construção um ano depois da saída do Egito. Sabe quem mandou construí-la?

  Foi Jeová. Enquanto Moisés estava no monte Sinai, Jeová disse-lhe que a construísse.  Devia fazê-la de modo que pudesse ser facilmente desmontada. As suas partes poderiam assim ser carregadas para outro lugar e montadas novamente. Portanto, quando os israelitas se mudavam de lugar em lugar, no ermo, carregavam a tenda consigo.

  Lá dentro daquela parte pequena, no fim da tenda, você pode uma caixa, ou arca. É chamada de arca do pacto. Tem dois anjos, ou querubins, de ouro, um em cada ponta. Deus escreveu novamente os Dez Mandamentos em duas pedras chatas, porque Moisés tinha quebrado as primeiras. E essas pedras eram guardadas na arca do pacto. Também, uma jarra com maná. Lembra-se do que é o maná?

  O irmão de Moisés, Arão, foi escolhido por Jeová para ser sumo sacerdote. Ele liderava o povo na adoração de Jeová, e os filhos dele também eram sacerdotes.

  Agora, olhe para a parte maior da tenda. É duas vezes maior do que a parte pequena. Vê aquela caixa pequena de onde sobe fumaça? É o altar onde os sacerdotes queimam algo de cheiro doce, chamado incenso. Depois, há ali um candelabro com sete lâmpadas. E a terceira coisa na parte maior é uma mesa. Nela há 12 pães.

  No pátio do tabernáculo havia uma grande bacia cheia de água. Os sacerdotes se lavavam ali. Havia também um grande altar. Nele eram queimados animais mortos, como oferta para Jeová. A tenda ficava bem no meio do acampamento, e os israelitas moravam nas suas tendas em volta dela.



  Êxodo 25:8-40 ;  26:1-37 ;  27:1-8 ;  28:1 ;  30:1-10 , 17-21 ;  34:1, 2 ;  Hebreus 9:1-5

Sem comentários:

Enviar um comentário