sexta-feira, 10 de março de 2017

Jeová dá suas leis - história n:35




  Cerca de dois meses depois de terem deixado o Egito, os israelitas chegaram ao monte Sinai, também chamado Horebe. Era o mesmo lugar onde Jeová tinha falado a Moisés num arbusto ardente. O povo acampou e ficou ali por um tempo.

  Enquanto o povo esperava, Moisés subiu ao monte. Lá em cima, Jeová disse a Moisés que queria que os israelitas Lhe obedecessem e se tornassem Seu povo especial. Depois que desceu, Moisés disse aos israelitas o que Jeová queria. E o povo disse que ia obedecer a Jeová, porque queria ser povo dele.

  Jeová fez então algo estranho. Fez o cume do monte fumegar e causou trovões. Falou também ao povo: "Sou Jeová, seu Deus, que os tirou do Egito." Então ordenou: "Não devem adorar a nenhum outro deus, mas só a mim."

  Deus deu aos israelitas mais nove mandamentos, ou leis. O povo ficou com muito medo. Disseram a Moisés: "Fale você conosco, porque tememos que, se Deus falar conosco, vamos morrer."

  Depois, Jeová disse a Moisés: "Suba a mim, no monte. Vou dar-lhe duas pedras chatas, nas quais escrevi as leis que quero que o povo guarde." Assim, Moisés subiu ao monte. Ficou ali 40 dias e noites.

  Deus tinha muitíssimas leis para seu povo. Moisés escreveu essas leis. Deus entregou-lhe também as duas pedras chatas. O próprio Deus havia escrito nelas as 10 leis que tinha declarado a todo o povo. São chamadas de Dez Mandamentos.


  Os Dez Mandamentos são leis importantes. Mas também o são muitas outras leis que Deus deu aos israelitas. Uma delas dizia: "Tem de amar a Jeová, seu Deus, de todo o coração, de toda a mente, de toda a alma e de toda a força." Outra dizia: "Tem de amar seu próximo como a si mesmo." O filho de Deus, Jesus Cristo, disse que essas eram as duas maiores leis que Jeová deu a Israel. Depois saberemos mais sobre o Filho de Deus e seus ensinos.



  Êxodo 19:1-25 ;  20:1-21 ;  24:12-18 ;  31:18 ;   Deuteronômio 6:4-6 ;   Levítico 19-18 ;  
Mateus 22:36-40

Sem comentários:

Enviar um comentário